Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Montiqueijo junta-se à Too Good To Go e muda os rótulos para diminuir o desperdício alimentar

iAlimentar30/04/2021

A Montiqueijo juntou-se à nova iniciativa de sensibilização da Too Good To Go para combater o desperdício alimentar - 'Observar, Cheirar, Provar' - e passará a ter, a partir de julho, um selo de sensibilização no rótulo dos seus queijos curados (cesto de três) com data de durabilidade mínima, de forma a contribuir para criar uma maior consciência da necessidade de uma leitura correta dos prazos de validade.

Queijos curados Montiqueijo, pack 3
Queijos curados Montiqueijo, pack 3.
Um gesto simples que pretende suscitar uma mudança de mentalidade, comportamento e aumentar o nível de conhecimento do consumidor sobre os diferentes rótulos, evitando o desperdício alimentar que é gerado devido a uma leitura incorreta dos mesmos.

Em linha com o que tem sido uma estratégia para um caminho mais sustentável e com a intenção de ter um papel mais ativo na educação dos consumidores que permita gerar mudanças e comportamentos mais conscientes, a Montiqueijo aderiu a esta iniciativa que incentiva os mesmos a utilizarem os seus sentidos antes de deitar fora alimentos que têm datas de validade 'Consumir de preferência antes de' e 'antes do fim de'. Isto é, observar o alimento, verificando se se encontra em bom estado, cheirá-lo e comprovar se o seu cheiro é o suposto e prová-lo para verificar que não existe alteração no sabor original. Se o alimento passar nestes três testes, e desde que tenha sido conservado segundo as normas, significa que continua próprio para consumo, mesmo quando ultrapassada a sua data de validade.

Para Tânia Teixeira, diretora de Marketing da Montiqueijo, “esta iniciativa faz muito sentido porque nos permite, a nós produtores, explicar ao consumidor como é que ele pode identificar se o produto está ou não alterado após a data de validade referenciada no rótulo. Isto porque muitas vezes, apesar de já ter terminado a validade, o produto pode não estar efetivamente estragado”.

Segundo Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha, “para uma marca como a Too Good To Go, cujo propósito é combater o desperdício alimentar, a urgência de iniciativas de educação que se traduzam em ferramentas práticas e escaláveis - como é o caso da nossa app e agora deste novo selo - são uma prioridade. A necessidade de colocarmos em prática este projeto em vários países onde a Too Good To Go atua, prende-se com o facto de que, segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 53% dos consumidores não sabe o significado dos diferentes rótulos. A consequência são cerca de 8.8 milhões de toneladas de comida desperdiçada por ano na Europa. Estes são números aos quais não podemos fechar os olhos”.

Ao aderir a esta iniciativa, a produtora de queijos portuguesa demonstra mais uma vez o seu compromisso na diminuição do desperdício alimentar e a sua filosofia sustentável que faz parte da sua missão.

REVISTAS

Siga-nosTECNIPÃO e EXPOALIMENTA 2024Easy fairs Iberia - Porto

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    27/03/2024

  • Newsletter iAlimentar

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial