Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Programa Mar2030 disponibiliza 18 milhões de euros para a pesca, aquicultura e transformação e comercialização do pescado

Pesca recebe 13 milhões de euros para compensar aumento dos combustíveis

14/09/2026

O setor da pesca vai dispor de 13 milhões de euros para compensar o aumento dos custos dos combustíveis, através de um novo apoio do Programa Mar2030, cujas candidaturas abriram a 11 de setembro de 2026. O aviso, comunicado pelo Ministério da Agricultura e Mar, tem uma dotação global de 18 milhões de euros e abrange também a aquicultura e as atividades de transformação e comercialização do pescado.

Imagen

Do montante total, 13 milhões de euros destinam-se à pesca, enquanto 4,5 milhões de euros são direcionados para a indústria de transformação e comercialização do pescado e 500 mil euros para a aquicultura. O período considerado elegível para o apoio decorre entre 28 de fevereiro e 31 de dezembro de 2026.

No caso da pesca, o montante a atribuir varia em função do segmento de atividade e da dimensão das embarcações. As taxas de apoio foram estabelecidas com base em dados históricos relativos ao peso dos combustíveis no volume de vendas e na percentagem oficial de aumento do preço dos combustíveis.

O cálculo do apoio é efetuado através da aplicação da taxa correspondente ao volume de vendas registado durante o período elegível. As condições de financiamento e os critérios de elegibilidade tinham sido previamente apresentados ao setor.

Na sequência dos contributos recebidos, foi ainda introduzida uma alteração nos segmentos de atividade inicialmente definidos, tendo o Governo considerado as observações apresentadas por algumas associações de pesca.

As candidaturas podem ser submetidas até 12 de outubro de 2026.

Com esta medida, o Governo pretende atenuar o impacto do aumento dos preços dos combustíveis na pesca, um setor particularmente exposto à evolução destes custos, e contribuir para a continuidade da atividade.

REVISTAS

Expoproccesos 2026Induglobal, Unipessoal Lda - iAlimentar

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    07/09/2026

  • Newsletter iAlimentar

    27/07/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial