Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Bosch e Universidade do Minho lançam pós-graduação

14/07/2026

A Bosch e a Universidade do Minho (UMinho) lançaram uma pós-graduação em Compras Globais e Gestão da Cadeia de Abastecimento, um programa que combina formação académica e experiência prática em contexto empresarial para preparar profissionais para responder aos desafios das cadeias de abastecimento globais. As candidaturas decorrem até 17 de julho e o curso tem início em setembro de 2026.

Imagen

Desenvolvida no âmbito da parceria estratégica entre a Bosch e a Universidade do Minho (UMinho), a nova pós-graduação pretende responder às exigências crescentes da gestão das cadeias de abastecimento, num contexto marcado pela volatilidade dos mercados, pela digitalização, pela sustentabilidade e pela necessidade de reforçar a resiliência das organizações.

O programa terá a duração de 10 meses e segue um modelo dual de aprendizagem. Os participantes frequentam dois dias por semana de formação na Universidade do Minho e três dias de estágio nas instalações da Bosch, em Braga, permitindo a aplicação dos conhecimentos em contexto empresarial. A empresa atribuirá ainda uma bolsa anual de 7.090 euros a cada estudante selecionado.

Segundo Ana Isabel Pereira, HR manager da Bosch em Braga, “Num contexto em que a resiliência das cadeias de abastecimento se tornou um fator crítico para a competitividade das organizações, é essencial investir na formação de profissionais capazes de compreender os desafios globais e de transformar essa complexidade em vantagem competitiva. Esta pós-graduação representa mais um passo na nossa aposta contínua na valorização das pessoas e na aproximação entre o conhecimento académico e a realidade empresarial”.

O plano curricular inclui unidades dedicadas à gestão do abastecimento, economia global e gestão estratégica, análise financeira e controlo de gestão, gestão de projetos e risco, compliance, sistemas de gestão para compras e análise de dados. A componente prática é assegurada através de um estágio curricular integrado.

A formação resulta de uma colaboração multidisciplinar entre várias unidades orgânicas da Universidade do Minho, nomeadamente as Escolas de Engenharia, Economia, Gestão e Ciência Política, Direito, Psicologia e Ciências, bem como o Instituto de Ciências Sociais, proporcionando uma abordagem transversal à gestão estratégica das compras e das cadeias de abastecimento.

De acordo com a Bosch, a unidade de Braga conta atualmente com mais de 300 colaboradores dedicados à prestação de serviços globais, incluindo funções estratégicas nas áreas de Compras e Gestão de Fornecedores para o setor da Mobilidade.

O processo de seleção dos candidatos terá em consideração o percurso académico, a motivação demonstrada e uma entrevista individual. As candidaturas encontram-se abertas até ao dia 17 de julho de 2026.

Com esta iniciativa, Bosch e Universidade do Minho reforçam a colaboração entre ensino superior e indústria, promovendo a formação de profissionais especializados para uma área considerada estratégica na competitividade das empresas e na gestão das cadeias de valor globais.

Saiba mais aqui.

REVISTAS

Induglobal, Unipessoal Lda - iAlimentarExpoproccesos 2026

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    13/07/2026

  • Newsletter iAlimentar

    06/07/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial