A Agenda Mobilizadora Produtech R3 apresentou os principais resultados e projetos no 3.º Encontro das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial, promovido pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, que decorreu no Europarque, em Santa Maria da Feira, sob o lema ‘A inovação move o País’.
Com um investimento global de cerca de 167,8 milhões de euros e uma rede de 106 parceiros, a Agenda prevê o desenvolvimento de 85 novos produtos e serviços, a realização de 52 projetos-piloto em contexto empresarial para validar novas soluções tecnológicas e a geração de 50 milhões de euros em receitas provenientes da comercialização das inovações desenvolvidas. Os investimentos incidem em áreas estratégicas para a indústria transformadora, como a digitalização, a produção inteligente, a logística e a sustentabilidade.
Durante o encontro foram igualmente apresentados os resultados das 51 Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que envolvem mais de 1.100 entidades, representam 5.400 milhões de euros de investimento elegível e preveem a criação de 11 mil novos empregos qualificados. O impacto esperado no volume de negócios até 2026 ultrapassa os 8 mil milhões de euros, com um contributo estimado para o PIB nacional entre 2,5% e 3%.
O evento contou com a presença do ministro da Economia, Manuel Castro Almeida, da ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e do secretário de Estado da Economia, João Rui Ferreira.
O Pacto de Inovação Produtech R3 está estruturado em 15 programas transformadores, organizados em cinco áreas estratégicas: customização de produtos e produção de proximidade; produção adaptativa, colaborativa e competitiva; sistemas de produção interoperáveis, inteligentes e autónomos; novas tecnologias para a produção e utilização de materiais avançados; e eficiência na utilização de recursos e integração de energias renováveis nos processos produtivos.
Os programas promovem o desenvolvimento de novos produtos e serviços para a indústria através da colaboração entre empresas da fileira das tecnologias de produção, empresas dos setores utilizadores e ENESII (Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I), procurando acelerar o desenvolvimento tecnológico e a sua aplicação num conjunto alargado de setores industriais.
A Agenda integra ainda três programas horizontais dedicados à capacitação e formação, internacionalização e qualificação, bem como dois programas de suporte orientados para a disseminação dos resultados e para a coordenação global da iniciativa.
Entre os projetos em desenvolvimento destacam-se o Design.2.Transform e o SmartFactory, na área da customização e fábricas inteligentes; o Acuvent, CePHIM, Flexible Robotic Solutions e Q4All, focados na produção inteligente; o Digital & Autonomous Factory, SmartIL e DigiIndustry, na área da logística e digitalização industrial; o SmaRTM e BioEQUIP, dedicados aos materiais avançados; e, na área da sustentabilidade, o Advance4i, Tech4Decarb, Digital4Circular e Industry-UP.
A participação da Produtech R3 no encontro evidenciou o papel das Agendas Mobilizadoras na aproximação entre investigação, indústria e mercado, demonstrando o potencial da colaboração entre empresas e entidades científicas e tecnológicas para desenvolver produtos, processos e serviços com impacto na competitividade da economia portuguesa.

ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa