Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Validação norte-americana reforça o potencial da reciclagem mecânica para aplicações alimentares

FDA valida tecnologia da Coperion para produção de rHDPE e rPP de qualidade alimentar

19/06/2026

A agência norte-americana Food and Drug Administration (FDA) confirmou a adequação da tecnologia de reciclagem da Coperion para a produção de polietileno de alta densidade reciclado (rHDPE) e polipropileno reciclado (rPP) destinados ao contacto direto com alimentos. A validação permite incorporar até 100% de material reciclado em determinadas aplicações alimentares e reforça o potencial da reciclagem mecânica de embalagens pós-consumo em circuitos fechados.

O sistema de desgaseificação EcoFresh e as extrusoras de duplo parafuso da Coperion receberam uma Carta de Não Objeção (LNO) da FDA...
O sistema de desgaseificação EcoFresh e as extrusoras de duplo parafuso da Coperion receberam uma Carta de Não Objeção (LNO) da FDA, comprovando a sua adequação para a produção de reciclados de HDPE e PP de qualidade alimentar. Foto: Coperion, Estugarda, Alemanha.

A Coperion recebeu uma Carta de Não Objeção (LNO – Letter of No Objection) da Food and Drug Administration (FDA) para a sua tecnologia de reciclagem de polietileno de alta densidade (HDPE) e polipropileno (PP). A decisão confirma que a combinação das extrusoras co-rotativas de duplo parafuso da empresa com o sistema de desgaseificação EcoFresh cumpre os requisitos exigidos para a produção de polietileno de alta densidade reciclado (rHDPE) e polipropileno reciclado (rPP) destinados ao contacto direto com alimentos.

A Carta de Não Objeção da FDA é considerada uma das principais referências internacionais para a validação de processos de reciclagem destinados à produção de materiais plásticos para contacto alimentar.

Segundo a Coperion, esta é a primeira solução integrada de descontaminação a combinar extrusão de duplo parafuso e o sistema EcoFresh para produzir reciclados de qualidade alimentar em capacidades que vão desde pequenas produções até 6.000 kg/h. O nível de descontaminação necessário para a obtenção da LNO foi demonstrado através de um challenge test, posteriormente validado pela FDA.

A aprovação abre novas oportunidades para a reciclagem de embalagens alimentares. Entre os exemplos apontados pela empresa está a possibilidade de transformar garrafas de leite em HDPE pós-consumo em regranulados de qualidade alimentar e reutilizá-los no fabrico de novas garrafas ou noutras aplicações equivalentes. O mesmo princípio aplica-se a recipientes, copos, taças e tabuleiros em PP, que podem ser reciclados e reintroduzidos na cadeia de valor como novas embalagens para contacto direto com alimentos.

Validação permite utilização de até 100% de material reciclado

A produção de reciclados seguros para contacto alimentar continua a representar um dos maiores desafios da indústria da reciclagem, devido aos elevados requisitos de pureza e segurança exigidos pelas entidades reguladoras.

“A certificação LNO da FDA significa que o rHDPE e o rPP produzidos com as nossas tecnologias podem ser utilizados em novas embalagens alimentares em proporções até 100%”, afirma Stefan Lachenmayer, diretor comercial global de reciclagem da Coperion.

Segundo o responsável, o processo de reciclagem mecânica desenvolvido pela empresa produz material reciclado de elevada qualidade para os casos de utilização A a H definidos pela FDA. Estas aplicações incluem embalagens sujeitas a condições exigentes, como temperaturas elevadas, esterilização a quente, pasteurização ou congelação.

Processo combina duas etapas de descontaminação

O desempenho da solução assenta na ação combinada da extrusora de duplo parafuso e do sistema de desgaseificação EcoFresh. Enquanto a extrusora assegura a remoção de compostos voláteis durante o processamento do material fundido, a segunda etapa permite eliminar substâncias migratórias de baixa volatilidade, mesmo com tempos de residência reduzidos.

No caso do rHDPE destinado ao contacto alimentar, a matéria-prima utilizada é constituída por garrafas de bebidas em HDPE pós-consumo e respetivas tampas. Para a produção de rPP, são utilizados fluxos de resíduos provenientes de tabuleiros para frutas e legumes, embalagens, recipientes de iogurte e outros produtos semelhantes.

O material é introduzido na extrusora através dos alimentadores gravimétricos K-Tron da Coperion, sendo posteriormente fundido, misturado, homogeneizado e desgaseificado. A empresa refere que desenvolveu parâmetros de processo e configurações de parafuso especificamente adaptados às exigências das diferentes aplicações de reciclagem.

Após a remoção dos contaminantes sólidos através de um sistema de filtragem do material fundido, o polímero é peletizado. Os granulados seguem depois para uma segunda etapa de descontaminação na unidade EcoFresh, recentemente desenvolvida e disponibilizada pela empresa.

Centro de ensaios permite validar processos completos

As empresas de reciclagem podem testar o desempenho da tecnologia no Centro de Inovação em Reciclagem da Coperion, onde estão disponíveis tanto as extrusoras como o sistema EcoFresh para ensaios com fluxos reais de materiais.

Em colaboração com o Centro de Testes da Herbold Meckesheim, responsável pelas etapas de trituração e lavagem das matérias-primas, a empresa consegue reproduzir integralmente o processo de reciclagem em ambiente de ensaio.

“A adequação das nossas soluções de reciclagem de HDPE e PP para a produção de materiais destinados ao contacto alimentar baseia-se na nossa abordagem integrada enquanto fornecedor de sistemas”, sublinha Stefan Lachenmayer. “Analisamos todo o processo e aplicamos as nossas tecnologias de descontaminação nos pontos críticos da cadeia de processamento.”

Com esta validação, a Coperion passa a disponibilizar uma solução certificada para recicladores que pretendam fornecer materiais destinados ao mercado das embalagens alimentares, um segmento impulsionado pela crescente procura por conteúdo reciclado e pelos objetivos de circularidade definidos pela indústria e pelos reguladores.

REVISTAS

Expoproccesos 2026Induglobal, Unipessoal Lda - iAlimentar

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    15/06/2026

  • Newsletter iAlimentar

    08/06/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial