A indústria alimentar e das bebidas iniciou 2026 em crescimento nos mercados externos, com as exportações a aproximarem-se dos dois mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano. Março destacou-se pelo forte aumento das vendas ao exterior, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados pela Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares (FIPA).
A União Europeia manteve-se como o principal destino dos produtos portugueses, concentrando 1.350 milhões de euros das exportações da indústria alimentar e das bebidas nos primeiros três meses do ano. Entre os mercados comunitários com maior crescimento destacaram-se a Bulgária, com uma subida de 35,1%, a Irlanda, com mais 27,6%, e os Países Baixos, que registaram um aumento de 13,7%.
Nos mercados extracomunitários, as exportações totalizaram 614 milhões de euros no mesmo período, traduzindo um crescimento de 2,48% face a 2025. Entre os destinos com melhor desempenho estiveram São Tomé e Príncipe, com um aumento de 24,3%, Cabo Verde, com mais 18,0%, e o Brasil, onde as exportações cresceram 16,4%.
Em sentido contrário, Marrocos registou uma quebra de 21,0% face ao período homólogo de 2025. Também Angola apresentou uma descida de 4,9%, enquanto as exportações para os Estados Unidos recuaram 17,4%.
Segundo a FIPA, os números oficiais evidenciam “uma indústria capaz de se adaptar, antecipar tendências e responder às exigências de consumidores cada vez mais informados”, reforçando simultaneamente a sua presença em mercados externos e contribuindo para a transformação do perfil exportador da economia portuguesa.
Apesar do contexto internacional marcado por tensões económicas e desafios logísticos, Jorge Henriques, presidente da FIPA, considera que o setor continuará a encontrar oportunidades de crescimento. O responsável defende “uma consolidação dos instrumentos ao dispor dos empresários para continuarem a sua afirmação internacional, numa política que vá além do apoio financeiro”.
Com o objetivo de reforçar o crescimento do setor fora da União Europeia, Jorge Henriques sublinha ainda o papel estratégico que o Ministério da Economia e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) podem desempenhar na promoção internacional dos produtos portugueses.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa