Estão abertas, até 26 de abril, as candidaturas ao programa EWA GROW 2026, que oferece mentoria, formação e apoio financeiro a mulheres em Portugal com ideias ou projetos no setor agroalimentar.
As candidaturas ao programa Empowering Women in Agrifood (EWA) estão abertas até ao próximo dia 26 de abril e destinam-se a mulheres empreendedoras, residentes em Portugal, que pretendam desenvolver ideias de negócio ou startups no setor agroalimentar.
A iniciativa, promovida pelo EIT Food e dinamizada em Portugal pela BGI Sustainable Ventures, selecionará até 10 participantes no país para integrar um programa europeu de seis meses, entre maio e outubro de 2026.
O EWA GROW é de participação gratuita e dirige-se a projetos com soluções inovadoras em áreas estratégicas do setor. As participantes terão acesso a mentoria individualizada, sessões de capacitação online, uma masterclass presencial e um evento final onde poderão apresentar os seus projetos e candidatar-se a prémios até 10 mil euros. O programa prevê ainda apoio financeiro para despesas associadas à participação e a integração numa rede europeia de empreendedoras.
Na sua sexta edição, o programa mantém o foco em temas como agricultura resiliente, biotecnologia e diversificação de proteínas, alinhando-se com as prioridades do EIT Food para um sistema alimentar mais sustentável.
Em Portugal, a edição anterior contou com dez participantes, com projetos em áreas como economia circular, soluções digitais, valorização de subprodutos e saúde animal.
De acordo com Clara Gameiro Pais, responsável pelo programa em Portugal, a iniciativa assume particular relevância num contexto em que apenas uma em cada três empresas na União Europeia é fundada por mulheres, reforçando a necessidade de promover maior diversidade e inclusão no setor agroalimentar.
Viviana Ribeiro, vencedora da edição nacional de 2025, destaca o impacto da iniciativa no seu percurso: “Participar no programa foi uma grande descoberta sobre mim. Permitiu-me alargar a visão sobre o impacto do meu projeto e ganhar confiança para enfrentar os desafios do setor.”
As candidaturas para o EWA GROW 2026 decorrem até 26 de abril e podem ser feitas AQUI.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa