O IEP – Instituto Electrotécnico Português promove, no próximo dia 9 de abril de 2026, no Auditório Alto dos Moinhos, em Lisboa, o seminário 'IEP Safety Talks: Riscos no Trabalho', dedicado à análise dos principais riscos profissionais associados à exposição a agentes físicos no local de trabalho.
Nem todos os riscos ocupacionais são imediatamente percetíveis, mas a sua identificação, avaliação e controlo constituem uma responsabilidade direta das entidades empregadoras e dos serviços de Medicina e Segurança no Trabalho. Em diversos setores de atividade, a exposição a determinados agentes físicos pode representar riscos relevantes para a saúde dos trabalhadores, exigindo conhecimento técnico e uma abordagem preventiva adequada.
O evento contará com a participação da ACT – Autoridade para as Condições do Trabalho, que irá abordar o enquadramento legal aplicável à proteção dos trabalhadores, bem como os principais desafios associados à avaliação e gestão destes riscos em contexto laboral.
Durante o seminário serão analisados os riscos para as pessoas associados à exposição a diferentes agentes físicos, com destaque para:
Estes riscos podem estar presentes em múltiplos ambientes profissionais, incluindo unidades industriais, blocos operatórios, clínicas, laboratórios, oficinas técnicas ou instalações com equipamentos de elevada potência elétrica, tornando essencial o desenvolvimento de uma cultura de segurança baseada no conhecimento técnico e na prevenção.
A iniciativa pretende promover a sensibilização e a partilha de boas práticas, contribuindo para uma melhor compreensão dos riscos associados a estes agentes físicos e para o reforço das medidas de proteção dos trabalhadores.
A participação é gratuita, mediante inscrição obrigatória e sujeita à disponibilidade de lugares.
As inscrições podem ser realizadas através do formulário:
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa