Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Investigação detetou esquema de venda online de óleo alimentar comum rotulado de forma enganosa

ASAE apreende 10 mil litros de azeite falso

06/03/2026
Imagen

Uma operação de prevenção criminal da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) levou à apreensão de milhares de litros de óleo alimentar vendido fraudulentamente como azeite virgem. A ação, realizada nas últimas semanas, visou travar um esquema de comercialização enganosa através das redes sociais.

A ASAE realizou, nas últimas semanas, uma operação de prevenção criminal no âmbito de uma investigação relacionada com a venda fraudulenta de produtos alimentares nos arredores de Moimenta da Beira, revelou a entidade em comunicado.

A ação teve como objetivo travar a comercialização de uma substância oleica que estaria a ser vendida como azeite virgem através das redes sociais. No decurso da operação, a ASAE cumpriu 13 mandados de busca – 10 não domiciliários e três domiciliários – dirigidos a habitações, armazéns, um estabelecimento comercial e várias viaturas, bem como à pesquisa digital de equipamentos informáticos e de telecomunicações.

Segundo a autoridade, foi confirmada a atividade ilícita, tendo sido detetada a comercialização enganosa de óleo alimentar comum em substituição de azeite.

Durante a operação foram apreendidos cerca de 10 mil litros de óleo alimentar fraudulamente rotulado como azeite, milhares de rótulos e material de embalamento com a indicação azeite virgem, além de 340 litros de vinho licoroso sem rótulo e sem registo legal.

As autoridades apreenderam ainda quatro armas de fogo e respetivas munições.

De acordo com a ASAE, os suspeitos tentaram ocultar cerca de 200 mil euros em numerário em silvas localizadas nos terrenos adjacentes, montante alegadamente proveniente da atividade criminosa.

No âmbito da investigação, três suspeitos foram constituídos arguidos.

Foram também recolhidas amostras do óleo alimentar para análise laboratorial e sensorial no Laboratório de Segurança Alimentar da ASAE, reconhecido pelo Conselho Oleícola Internacional e acreditado pela norma NP EN ISO 17025 pelo Organismo Nacional de Acreditação (IPAC). As análises visam confirmar a composição do produto e avaliar eventuais riscos para a saúde pública.

No comunicado, a ASAE alerta os consumidores para a necessidade de atenção a ofertas de azeite com preços anormalmente baixos, que possam induzir em erro e corresponder à venda de outras substâncias oleicas como azeite.

A autoridade acrescenta que continuará a desenvolver ações de fiscalização em todo o território nacional, no âmbito das suas competências, com o objetivo de salvaguardar a segurança alimentar e a saúde pública dos consumidores.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    02/03/2026

  • Newsletter iAlimentar

    23/02/2026

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial