A Portugal Fresh anunciou hoje que as exportações de frutas, legumes e flores cresceram 5% em 2025 para 2,6 mil milhões de euros, atingindo mais um recorde anual.
De acordo com os dados do INE, compilados pela Portugal Fresh, as frutas mais exportadas são, por esta ordem, os pequenos frutos (com destaque para a framboesa), o tomate preparado ou conservado, os citrinos (destaque para a laranja), os frutos de casca rija (destaque para a amêndoa), o tomate fresco e a pera.
“O constante crescimento das exportações de frutas, legumes e flores é, sem dúvida, um orgulho para as empresas produtoras e demonstra que o setor agrícola e alimentar nacional é competitivo e apresenta qualidade nos seus produtos”, afirma Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh, Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal.
“Quando falamos das exportações, importa reforçar a importância do Acordo de Comércio entre a União Europeia e os países do Mercosul. Esta é uma oportunidade globalmente positiva para o agroalimentar português – principalmente nas frutas – e europeu, já que possibilita o acesso a um mercado de 270 milhões de consumidores. Também o Acordo União Europeia-Índia que vai permitir às empresas portuguesas exportar mais, de forma mais simples e barata, para este gigante asiático, é de extrema importância. Para crescermos é necessário abrir novos mercados com uma diplomacia económica eficaz”, sublinha.
No entanto, a Portugal Fresh alerta para os graves prejuízos que a Depressão Kristin provocou na agricultura, com culturas totalmente destruídas pela força do vento e da água. “Só poderemos continuar a ser competitivos se apoiarmos os produtores nacionais que foram fortemente afetados. Apoiar o setor das frutas, legumes e flores, bem como o setor agroalimentar e florestal em geral, não é apenas uma questão de solidariedade para com os agricultores: é uma decisão estratégica para o país. É preciso olhar para a economia rural e assegurar que os produtos produzidos no nosso país continuarão a chegar à nossa mesa e aos mercados de exportação”, afirma.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa