Atlas Copco Rental
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

FAO confirma subida de 4,3% nos preços globais dos alimentos em 2025

09/01/2026

Os preços globais dos alimentos registaram uma subida média de 4,3% em 2025, anunciou esta sexta-feira a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Fotografia de Tara Clark, Unsplash
Fotografia de Tara Clark, Unsplash.

De acordo com a FAO, o Índice de Preços dos Alimentos — que acompanha a variação mensal de um cabaz de produtos transacionados a nível global — fixou-se em 124,3 pontos em dezembro, menos 2,3% do que no mesmo mês do ano anterior. Ainda assim, ao longo de 2025, o índice apresentou uma média anual de 127,2 pontos, evidenciando uma recuperação face a anos anteriores.

Entre os principais fatores de pressão estiveram os óleos vegetais e os laticínios, que beneficiaram de uma procura internacional robusta. Já os cereais, apesar de encerrarem o ano com a terceira queda anual consecutiva, registaram uma recuperação em dezembro, influenciada por preocupações com as exportações de trigo na região do Mar Negro, pela forte procura de milho e pelo aumento da produção de etanol no Brasil e nos Estados Unidos.

Os preços da carne também fecharam o ano em alta, acompanhando a tendência dos produtos lácteos. Em sentido contrário, o açúcar, apesar de ter subido em dezembro, terminou 2025 com uma descida acumulada de 17%, atingindo o nível mais baixo desde 2020, devido à abundância da oferta nos mercados internacionais.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    22/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial