Tetra Pak Tubex Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Prevê ser a exploração agropecuária, em Portugal, com o maior sequestro de carbono em 2026

Companhia das Lezírias conquista certificação “Pecuária Baixo Carbono”

09/01/2026

A Companhia das Lezírias obteve certificação Pecuária Baixo Carbono, atribuída pela AGRICERT, que reconhece o esforço da empresa na redução das emissões de gases com efeito de estufa com práticas agropecuárias sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Imagen

O processo de certificação avaliou todas as fontes de emissões associadas à atividade pecuária da Companhia das Lezírias, incluindo a fermentação entérica dos animais, a gestão de efluentes pecuários, o uso de fertilizantes, a maquinaria agrícola e os solos agrícolas, contabilizando igualmente os principais agentes de sequestro de carbono existentes em toda a extensa área de montado.

“Esta distinção confirma que a Companhia das Lezírias é mesmo o grande pulmão verde da cidade de Lisboa e, como indica o relatório de auditoria, o primeiro ano de certificação é ponderado como ano zero pelo que considerando a dimensão do nosso montado estimamos que no final de 2026 seremos a exploração pecuária com maior retenção de dióxido de carbono equivalente em Portugal”, destaca Eduardo Oliveira e Sousa, presidente do conselho de administração da Companhia das Lezírias.

João Fonseca, diretor de sustentabilidade da Companhia das Lezírias, esclarece que “o reconhecimento do sequestro de carbono associado à atividade pecuária, reflete, acima de tudo, uma preocupação e investimento sério da Companhia das Lezírias na sustentabilidade como pilar central de toda a sua produção”.

"Trabalhamos, diariamente, para garantir a continuidade do negócio, criando valor económico, social e ambiental em consonância com cinco dos objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas”, conclui.

O relatório de auditoria revela que o balanço de carbono global positivo da Companhia das Lezírias é assegurado, predominantemente, pelo contributo das pastagens semeadas biodiversas ricas em leguminosas e a presença de extensas áreas arborizadas que permitem um significativo sequestro de CO2.

Esta certificação, realizada no âmbito do programa Pecuária Baixo Carbono e auditada pela AGRICERT, confirma o compromisso da Companhia das Lezírias com a sustentabilidade, a inovação agrícola e a mitigação das alterações climáticas em toda a sua produção pecuária.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    22/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial