As investigadoras e alunas da Escola Superior de Biotecnologia e do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, conquistaram o Prémio Food Fab Lab com o projeto Snack-a-Tummy. Um snack funcional e equilibrado, especialmente desenvolvido a pensar nas necessidades nutricionais das crianças.
Trata-se de um snack funcional e equilibrado, especialmente desenvolvido a pensar nas necessidades nutricionais das crianças, mas com um sabor que agrada a toda a família. Apresenta-se num formato inovador de dois compartimentos: um com leite fermentado enriquecido com a estirpe probiótica Lacticaseibacillus rhamnosus GG e o seu concentrado pós-biótico, e outro com palitos mastigáveis de maçã, produzidos a partir de farinha de bagaço e puré de maçã de Alcobaça Vermelha IGP.
Este lanche é fonte de cálcio, rico em proteínas e fibras, isento de glúten, com Nutri-Score A, e representa uma abordagem sustentável que valoriza subprodutos nacionais. O projeto vencedor, inserido na categoria de bolachas, snacks e aperitivos, destacou-se entre as 13 candidaturas submetidas à 7.ª edição deste prémio nacional, sendo reconhecido pelo seu caráter diferenciador e pelo potencial de introdução no mercado de novos alimentos de elevado valor acrescentado.
Com esta distinção, as investigadoras garantiram suporte especializado no desenvolvimento do projeto, beneficiando de acompanhamento estratégico e empresarial para a sua introdução no mercado, através do ecossistema TAGUSVALLEY.
A atribuição do prémio, que decorreu no passado dia 15 de dezembro, sublinha a excelência da investigação desenvolvida na Escola Superior de Biotecnologia e no Centro de Biotecnologia e Química Fina, distinguindo projetos que aliam rigor científico, inovação prática e sustentabilidade no setor agroalimentar.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa