Tetra Pak Tubex Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Bel vai substituir o celofane Mini Babybel por papel reciclável em todo o mundo até 2027

29/12/2025

O Grupo Bel anunciou o lançamento mundial de uma nova embalagem de papel reciclável para a marca Babybel, que substituirá progressivamente a atual embalagem de celofane. O objetivo é que, até 2027, 100% dos produtos Babybel fabricados nas suas cinco unidades industriais e distribuídos em 50 países utilizem papel de origem responsável. Esta iniciativa inscreve-se na estratégia do grupo para atingir uma carteira de embalagens totalmente recicláveis ou compostáveis em casa até 2030.

Imagen
Desde o final de 2020, a Babybel já utiliza celofane de base biológica e compostável. A mudança para o papel é, no entanto, um grande desafio técnico e industrial, resultado de vários anos de investigação, desenvolvimento e inovação (I&D&I). Segundo a empresa, não se trata apenas de uma mudança de material, mas de uma transformação estrutural do sistema de proteção do produto, que deve garantir a qualidade, a segurança microbiológica e a resistência às variações de temperatura. A cera vermelha caraterística que envolve o queijo mantém-se inalterada, uma vez que é considerada essencial para a proteção, integridade e sabor do produto.

A nova embalagem foi submetida a uma fase de testes industriais e de validação em condições reais. O seu lançamento comercial teve início no Reino Unido e prosseguirá nos Estados Unidos, no Canadá e no Norte da Europa em 2026. A expansão global para outros mercados está prevista para 2027, altura em que todas as Mini Babybel utilizarão papel certificado, com rastreabilidade e garantia de gestão florestal sustentável.

Imagen

De acordo com a empresa, esta transformação faz parte de uma estratégia mais alargada para reduzir o impacto ambiental ao longo de toda a cadeia de valor, desde o abastecimento de matérias-primas e a logística até aos processos industriais e à embalagem. A Babybel, com mais de 2 mil milhões de porções consumidas por ano em todo o mundo, desempenha um papel fundamental nesta transição devido ao seu volume de produção e formato individual.

A mudança na Babybel segue-se a outras iniciativas da Bel no domínio das embalagens responsáveis. A Kiri está a testar soluções baseadas em papel com vista a uma futura implementação industrial, enquanto marcas como The Laughing Cow e Materne estão envolvidas em projetos a granel através da coligação DéfiVrac, com sistemas de distribuição adaptados a produtos como queijo para barrar e compotas.

O Grupo Bel é líder no segmento de queijos saudáveis, frutas e snacks à base de plantas. O seu portefólio inclui marcas como The Laughing Cow, Kiri, Babybel, Boursin, Pom'Potes e GoGo SqueeZ, entre outras. Em 2024, a empresa atingiu um volume de negócios de 3,7 mil milhões de euros, com cerca de 11.000 colaboradores em 60 filiais e 30 unidades de produção em mais de 120 países.

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    22/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial