O Grupo Bel anunciou o lançamento mundial de uma nova embalagem de papel reciclável para a marca Babybel, que substituirá progressivamente a atual embalagem de celofane. O objetivo é que, até 2027, 100% dos produtos Babybel fabricados nas suas cinco unidades industriais e distribuídos em 50 países utilizem papel de origem responsável. Esta iniciativa inscreve-se na estratégia do grupo para atingir uma carteira de embalagens totalmente recicláveis ou compostáveis em casa até 2030.
A nova embalagem foi submetida a uma fase de testes industriais e de validação em condições reais. O seu lançamento comercial teve início no Reino Unido e prosseguirá nos Estados Unidos, no Canadá e no Norte da Europa em 2026. A expansão global para outros mercados está prevista para 2027, altura em que todas as Mini Babybel utilizarão papel certificado, com rastreabilidade e garantia de gestão florestal sustentável.
De acordo com a empresa, esta transformação faz parte de uma estratégia mais alargada para reduzir o impacto ambiental ao longo de toda a cadeia de valor, desde o abastecimento de matérias-primas e a logística até aos processos industriais e à embalagem. A Babybel, com mais de 2 mil milhões de porções consumidas por ano em todo o mundo, desempenha um papel fundamental nesta transição devido ao seu volume de produção e formato individual.
A mudança na Babybel segue-se a outras iniciativas da Bel no domínio das embalagens responsáveis. A Kiri está a testar soluções baseadas em papel com vista a uma futura implementação industrial, enquanto marcas como The Laughing Cow e Materne estão envolvidas em projetos a granel através da coligação DéfiVrac, com sistemas de distribuição adaptados a produtos como queijo para barrar e compotas.
O Grupo Bel é líder no segmento de queijos saudáveis, frutas e snacks à base de plantas. O seu portefólio inclui marcas como The Laughing Cow, Kiri, Babybel, Boursin, Pom'Potes e GoGo SqueeZ, entre outras. Em 2024, a empresa atingiu um volume de negócios de 3,7 mil milhões de euros, com cerca de 11.000 colaboradores em 60 filiais e 30 unidades de produção em mais de 120 países.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa