O Alimentaria Hub será novamente o centro da inovação na próxima edição do Alimentaria+Hostelco, de 23 a 26 de março, no recinto Gran Via da Fira de Barcelona. O espaço reunirá mais de 200 especialistas do setor para analisar as últimas tendências e identificar oportunidades futuras, ao mesmo tempo que apresenta na feira os produtos mais inovadores que estão prestes a chegar ao mercado.
Entre os conteúdos já confirmados, destaca-se a apresentação de um estudo exclusivo sobre as principais tendências em alimentos e bebidas para 2026, focado no futuro do consumo e nos novos comportamentos de mercado, pela consultora Innova Market Insights. O programa incluirá também uma apresentação do especialista Marius Robles, que abordará a relação entre alimentação e longevidade, bem como o impacto das tecnologias emergentes nos sistemas alimentares.
A área de inovação da Alimentaria irá também acolher a 17.ª edição dos Prémios Ecotrophelia Espanha 2026, promovidos pela FIAB com o objetivo de promover o desenvolvimento de novos produtos alimentares inovadores e incentivar jovens talentos no setor. Além disso, a Fundação Triptolemos irá apresentar a sua plataforma de conhecimento, considerada a base de dados mais abrangente para inovação em sistemas alimentares, com mais de 11.000 referências documentadas.
Para Anna Canal, diretora da Alimentaria, “a inovação é o verdadeiro motor do crescimento na indústria alimentar, razão pela qual também é um dos pilares estratégicos do programa. Com o 'The Alimentaria Hub', estamos a reforçar o nosso compromisso com o conhecimento, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia, criando um ambiente onde empresas, startups e especialistas antecipam tendências e possibilitam a transformação do setor”.
Neste sentido, o espaço de 3.200 m2 irá também apresentar mais de 300 inovações de mercado na área da exposição Innoval, com produtos e soluções que minimizam o impacto ambiental, especificamente concebidos para a saúde cerebral, intestinal e metabólica, bem como alimentos e bebidas que garantem maior longevidade, até aos mais recentes avanços tecnológicos onde a IA desempenha um papel crucial na oferta de nutrição mais personalizada, refeições líquidas e os sabores mais marcantes das cozinhas étnicas de todo o mundo. Todos estes novos produtos serão elegíveis para os 'Innoval Awards', que irão reconhecer novamente os alimentos mais disruptivos na sua categoria e os mais avançados em termos de design, desenvolvimento e lançamento. Como novidade, esta edição também irá recompensar o distribuidor que demonstrou maior compromisso com a inovação.
O júri destes prémios será presidido por José María Bonmatí, CEO da AECOC, e incluirá, pela primeira vez, Rosa Cubel, Secretária da Alimentação da Generalitat de Catalunya, Joan Sabartés, diretor de operações do Grupo Bon Preu, e Víctor Pérez, diretor comercial e de operações do Grupo IFA, entre muitos outros
O Alimentaria Hub é apoiado pela AECOC, CNTA, Carreras, Acciona, Ainia, Eurecat, Innova Market Insights, Sam e Savi.
O Alimentaria Hub irá também promover o espaço dedicado a startups e spin-offs para o transformar num ambiente de networking, negócios e visibilidade, transcendendo o modelo puramente expositivo. Assim, o projeto 'Food&Hospitality Startups', que conta com o apoio do IRTA (Institut de Tecnologia i Recerca Agroalimentaria) da Generalitat de Catalunya e do CaixaBank, reunirá pela primeira vez até 65 startups do ecossistema alimentar, com o objetivo de apresentar as iniciativas mais transformadoras no mundo da alimentação, bebidas e equipamentos para catering, hospitalidade e comunidades. Estas empresas emergentes terão a oportunidade de apresentar os seus projetos em sessões curtas perante investidores, empresas e profissionais estratégicos do setor, bem como de aceder a atividades de networking e reuniões B2B. O projeto mais inovador e aquele com maior potencial de mercado receberão prémios.
Para além deste espaço, a inovação e as últimas tendências do mercado serão descobertas ao longo do evento. Neste sentido, áreas como The Alimentaria Trends, com uma área de 1.000 m2, serão o espaço dedicado a acolher alguns dos subsetores de produção mais promissores, como alimentos vegan, alimentos feitos a partir de proteína vegetal, produtos sem alergénios, produtos certificados Halal e alimentos funcionais. Paralelamente, a área 'Grocery Foods' irá reunir empresas líderes da indústria alimentar, consolidando uma oferta que reflete os desenvolvimentos do mercado e as novas exigências dos consumidores.
De acordo com um estudo da consultora Ayming, 85% das empresas espanholas planeiam aumentar o investimento em inovação até 2026. Comparada com os seus homólogos europeus, Espanha lidera a previsão de aumento do investimento em inovação, à frente de França (82%), Itália (79%), Alemanha (76%) e Reino Unido (70%).
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa