Tetra Pak Tubex Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Nova Estratégia do Ministério da Agricultura visa aumentar o autoaprovisionamento de cereais

16/12/2025
O Governo aprovou na última Reunião do Conselho de Ministros uma nova estratégia para aumentar os níveis de autoaprovisionamento de cereais em Portugal. Os números situam-se atualmente nos 19%.
Imagen

Estratégia +Cereais apresentada pelo Governo procura dar um salto significativo na produção nacional de cereais, num país que atualmente assegura apenas 19% do seu autoaprovisionamento. A ambição é aumentar a autonomia, modernizar o setor e garantir maior resiliência face aos desafios climáticos e geopolíticos que hoje afetam a segurança alimentar.

Um dos primeiros pontos destacados pelo Executivo é a necessidade de “simplificar os processos de licenciamento de infraestruturas hidráulicas”, medida considerada essencial para acelerar investimentos e melhorar o uso e a gestão da água — um recurso cada vez mais crítico. O comunicado sublinha igualmente o objetivo de “aumentar o rendimento dos produtores, dinamizar a produção de sementes certificadas e da genética nacional”, reforçando a competitividade desde a base da cadeia produtiva.

A modernização tecnológica é outro dos pilares da estratégia. O documento afirma que “a utilização da biotecnologia é um dos caminhos para impulsionar a resiliência agrícola e para ajudar a responder a mudanças climáticas, pragas e doenças e à necessidade de produzir mais alimentos com menos recursos”. Ao mesmo tempo, será dada prioridade à agricultura de precisão e a tecnologias digitais capazes de otimizar recursos, melhorar a eficiência e reduzir custos.

A proteção dos recursos naturais também merece destaque. A Estratégia+Cereais prevê práticas orientadas para a preservação de “água, solo e biodiversidade”, alinhadas com a Estratégia Nacional Água que Une, reforçando a importância de uma gestão sustentável num setor fortemente condicionado por períodos de seca.

O documento inclui ainda um conjunto alargado de medidas estruturais para fortalecer o setor, nomeadamente a criação de “uma rede única nacional agrometeorológica para aconselhamento das dotações de rega”, a promoção ativa da inovação e da transferência de tecnologia, o reforço das estruturas interprofissionais e a valorização da produção nacional. A estratégia contempla igualmente instrumentos para “a estabilização do rendimento através de seguros” e mecanismos de “monitorização dos stocks para aumentar a transparência de mercado”.

No seu conjunto, estas ações procuram posicionar Portugal num patamar mais sólido e autónomo no que toca à produção de cereais, preparando o país para responder aos desafios de um mercado global instável e às exigências ambientais que moldam o futuro da agricultura.

 

REVISTAS

Exposalão

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    22/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    15/12/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial