Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Em contagem decrescente para um modelo 100% sustentável

VII Congresso de Packaging e Economia Circular reuniu em Valência mais de 250 profissionais

19/11/2025

Mais de 250 profissionais reuniram-se na Feria de Valência (Espanha) para o VII Congresso de Packaging e Economia Circular, organizado pelo Cluster de Inovação da Embalagem. O encontro reuniu representantes de empresas, organizações, investigadores e especialistas do setor para analisar os desafios colocados pela nova regulamentação europeia em matéria de embalagens e resíduos, que entrará em vigor a 12 de agosto de 2026, e para debater a forma de avançar para um modelo industrial mais sustentável, competitivo e circular.

O VII Congresso de Embalagem e Economia Circular reuniu mais de 250 profissionais para debater os desafios colocados pela nova regulamentação...
O VII Congresso de Embalagem e Economia Circular reuniu mais de 250 profissionais para debater os desafios colocados pela nova regulamentação europeia e avançar para um modelo industrial mais sustentável e competitivo.

O congresso, consolidado como um dos principais fóruns do setor, contou com o apoio da Litotúria Packaging, Aimplas, DS Smith, Grabalfa, Grupo La Plana, Innotech - Grupo Lantero, Implica, Envalora e Procircular.

Circularidade como obrigação empresarial

Durante a abertura, Amaya Fernández, presidente do Cluster, sublinhou que “a circularidade já não é uma opção, mas sim uma obrigação que definirá o futuro das nossas empresas e da sociedade”. Fernández lembrou que a implementação do novo Regulamento Europeu sobre Embalagens e Resíduos (PPWR) implicará uma mudança normativa e estrutural para o setor, e destacou o trabalho do Cluster como plataforma de acompanhamento e conexão entre os atores da cadeia de valor.

Por seu lado, Felipe Carrasco, secretário regional da Indústria, Comércio e Consumo, valorizou o dinamismo do tecido industrial valenciano para se adaptar e inovar, embora tenha insistido na necessidade de colaboração: “Esta transição não pode ser enfrentada sozinha; a partir do Consell, impulsionamos uma política de clusters que reforça a competitividade, a sustentabilidade e a cooperação empresarial”.

Felipe Carrasco, secretário regional da Indústria, Comércio e Consumo, e Amaya Fernández, presidente do Cluster
Felipe Carrasco, secretário regional da Indústria, Comércio e Consumo, e Amaya Fernández, presidente do Cluster.

Inovação, reciclagem e tecnologia: os pilares da mudança

O dia começou com a palestra de Miguel Borràs, CEO e fundador da Antara, que refletiu sobre os riscos de uma inovação guiada exclusivamente pela inteligência artificial generativa. Na sua intervenção, intitulada ‘O ano em que inovamos perigosamente’, alertou para as limitações desta tecnologia e defendeu o papel do critério humano nos processos de inovação.

Posteriormente, foram realizadas quatro mesas de debate que abordaram os aspetos técnicos, legislativos e tecnológicos da transição para a economia circular.

A primeira mesa, moderada por María Belén García, diretora da Packnet, analisou o novo quadro regulatório. Os palestrantes concordaram com a necessidade de mais formação e clareza em relação ao PPWR e defenderam uma regulamentação equilibrada que favoreça a coordenação entre os sistemas coletivos de responsabilidade alargada do produtor (SCRAP).

A segunda mesa, centrada na reciclagem, contou com representantes da Anarpla, Grupo Lantero, UBE e Lecta, moderados por Teresa Martínez (Sintac). Os especialistas salientaram que, embora a Espanha disponha de uma elevada capacidade de reciclagem, a falta de incentivos e o impacto limitado do imposto sobre o plástico retardam a adoção real de materiais reciclados.

Na terceira mesa, dedicada às tecnologias dinamizadoras, participaram especialistas da Itene, Aimplas, Ainia e Gaiker, moderados por Alex Brossa (Packaging Cluster). Foram apresentados avanços em materiais sustentáveis, reciclagem de bioplásticos, separação de tintas e digitalização de embalagens, destacando a necessidade de colaboração transversal para alcançar soluções funcionais e viáveis.

A última mesa, moderada por Andrés Gil (Feria Valencia), reuniu representantes da Fripozo, bonÀrea, Sigma (Campofrío) e Helados Estiu, que partilharam experiências práticas sobre a redução de materiais, o desenvolvimento de embalagens monomateriais e a integração de materiais reciclados na indústria alimentar. Eles concordaram com a importância de equilibrar sustentabilidade, custos e conformidade regulatória em um ambiente em constante evolução.

Participantes no congresso
Participantes no congresso.

Colaboração e compromisso setorial

No encerramento, Jesús Pérez, diretor do Cluster, destacou que “o sucesso desta edição demonstra que o setor está preparado para enfrentar as mudanças com ambição e, acima de tudo, com colaboração”. Ressaltou ainda a necessidade de manter espaços de diálogo que fortaleçam o ecossistema inovador e sustentável das embalagens.

O VII Congresso de Embalagem e Economia Circular encerrou assim uma edição marcada pelo debate, pela cooperação e pelo compromisso do setor com a transformação para uma economia totalmente sustentável.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    17/11/2025

  • Newsletter iAlimentar

    10/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial