O Fruit Logistica Trend Report 2026 revela como a inteligência artificial está a transformar as cadeias de abastecimento globais de frutas e legumes e a acelerar a mudança em todo o setor.
A inteligência artificial e a automação estão a transformar todos os elos da cadeia de abastecimento global de frutas e legumes. O recém-publicado relatório Fruit Logistica Trend Report 2026, intitulado 'Ctrl+Alt+Refresh', analisa como as tecnologias emergentes estão a impulsionar a eficiência, a resiliência e a sustentabilidade em todo o setor de produtos frescos.
O próprio título sugere um reinício de todo o sistema: uma reconfiguração do setor global de produtos frescos com a ajuda da IA, tornando-o mais rápido, inteligente e sustentável.
O relatório, elaborado pela Fruitnet Media International em colaboração com a Fruit Logistica, combina os resultados exclusivos de uma pesquisa com casos práticos reais de empresas líderes e inovadoras de todo o mundo. “A IA já não é experimental, é essencial”, afirma Mike Knowles, diretor-geral da Fruitnet Europe e autor do relatório. “O setor dos produtos frescos está a passar por uma transformação completa à medida que as tecnologias se tornam mais úteis, acessíveis e inteligentes. Quem não se adaptar corre o risco de ficar para trás”.
A inteligência artificial em ação
Nos setores de produção, logística e retalho, as aplicações de IA já estão a ter um impacto mensurável. Estufas inteligentes, modelos preditivos de culturas e robótica autónoma estão a melhorar a consistência do rendimento e a reduzir o desperdício. Na logística e no retalho, as análises baseadas em IA melhoram a previsão da procura, o desempenho da cadeia de frio e a gestão da vida útil.
A Dole implementou ferramentas de IA nas áreas de previsão, monitorização de culturas e controlo de qualidade para melhorar a eficiência e a tomada de decisões baseada em dados. “Em qualquer área do negócio em que haja grandes volumes de dados, a IA oferecerá a oportunidade de otimizar, acelerar e gerar relatórios”, afirma Drew Reynolds, diretor técnico e de sustentabilidade. “A lógica sugere que a previsão de colheitas e a adequação dessa previsão ao embalamento, envio e vendas podem ser revolucionárias”.
A Clarifresh utiliza IA para automatizar e padronizar o controlo de qualidade em toda a cadeia de abastecimento, ajudando os produtores a reduzir o desperdício e aumentar a precisão. “O impacto é duplo”, explica Elad Mardix, diretor executivo e cofundador. “Duplicar a produtividade dos inspetores e ampliar o tamanho das amostras entre 50% e 100%, ao mesmo tempo em que se reduz o desperdício ou as reclamações entre 25% e 35% por meio de inspeções mais objetivas, um controlo de qualidade padronizado e uma amostragem mais ampla. Estes resultados foram comunicados por três importantes clientes da América do Norte e América Latina nos últimos nove meses, entre os quais se encontram os principais exportadores de citrinos, uvas e bagas”.
A Agriplace aplica inteligência artificial para simplificar a conformidade regulamentar e a transparência nas cadeias de abastecimento globais, através da extração e estruturação de dados dos documentos dos fornecedores. “Aproveitamos a inteligência artificial para digitalizar e extrair rapidamente os dados relevantes dos documentos, reduzindo o que antes eram semanas de trabalho manual para apenas alguns minutos”, afirma Nico Broersen, diretor executivo.
“Esta combinação de conhecimentos humanos e automação não só permite que as empresas comecem a trabalhar mais rapidamente, como também garante que os dados da sua cadeia de abastecimento permaneçam estruturados e fiáveis a longo prazo”.
Um futuro conectado e preditivo
Os líderes da indústria inquiridos preveem rápidos avanços na colheita autónoma, na análise não destrutiva da qualidade e na otimização da cadeia de frio. Um tema recorrente é a necessidade de interoperabilidade dos dados — sistemas capazes de ligar e partilhar informações de forma segura ao longo de toda a cadeia.
“A agricultura inteligente, juntamente com a logística e o marketing inteligentes, resulta num sistema alimentar superinteligente”, conclui o relatório. “O botão Ctrl+Alt+Update foi premido: o sistema está a ser reiniciado.”
O Fruit Logistica Trend Report 2026 fornece uma visão abrangente das tecnologias e estratégias que irão moldar o futuro do negócio dos produtos frescos.
O relatório está agora disponível para transferência gratuita nesta hiperligação:
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa