A feira agroalimentar alemã Fruit Logistica participou na conferência ‘Produção e distribuição de frutas e legumes no sul de Espanha 2025’, organizada pela Interempresas, que teve lugar no Centro IFAPA Los Palacios (Sevilha). Com mais de 260 empresas expositoras, a delegação espanhola é a terceira maior do certame berlinense.
A principal feira internacional do setor agroalimentar, Fruit Logistica, participou na conferência organizada pela Interempresas ‘Produção e Distribuição de Frutas e Hortaliças no Sul de Espanha 2025’, que teve lugar no Centro IFAPA Los Palacios (Sevilha) no passado dia 16.
O evento, que reuniu cerca de uma centena de profissionais do setor, serviu para debater os desafios e oportunidades para a indústria hortofrutícola andaluza, uma referência europeia na produção, exportação e inovação.
Silvia de Juanes, diretora de comunicação da Fruit Logistica para Espanha e América Latina, participou na mesa redonda ‘A inovação como fórmula de diferenciação’, juntamente com Javier Valverde, diretor de IV-V Gama do Grupo Unica e membro do Conselho de Administração da Landaluz, e Nathalie Chavrier, responsável pelo setor agroalimentar na Corporação Tecnológica da Andaluzia (CTA).
Durante a sua participação, De Juanes sublinhou a importância da inovação como motor da competitividade, bem como o papel da Fruit Logistica como plataforma de divulgação dos novos desenvolvimentos a nível mundial. “A nossa última edição reuniu mais de 91.000 profissionais de mais de 140 países. Não há dúvida de que oferecemos uma plataforma de primeira classe para que as empresas do setor tornem a inovação visível para compradores e líderes de opinião de todo o mundo”, afirmou.
Através de iniciativas como o Fruit Logistica Innovation Awards (FLIA), tanto nas categorias gerais como tecnológicas, e o Farming Forward Stage, a feira de Berlim oferece às empresas ferramentas para partilhar soluções, gerar negócios e reforçar a sua presença global. Para além disso, na edição de 2026, novos formatos como o Insight Stage - palco de tendências e soluções - e o New Product Showcase reforçarão o foco na inovação para desenvolver novos mercados.
O Grupo Unica, vencedor do prémio FLIA 2023 com o seu híbrido de courgette e pepino, Zucchiolo, destacou o impacto real que a conquista deste prémio na feira alemã teve na empresa. “Participar e ganhar o prémio FLIA permitiu-nos abrir novas oportunidades de negócio e dar-nos a conhecer a compradores de todo o mundo”, sublinhou Valverde.
A conferência, que contou com a presença de produtores, comerciantes e representantes da grande distribuição, destacou a capacidade de adaptação e inovação do setor andaluz face a desafios como o aumento dos custos de produção, a gestão da água e a concorrência de países terceiros.
A Fruit Logistica realizar-se-á em Berlim, de 4 a 6 de fevereiro de 2026, e contará com um extenso programa de fóruns e áreas temáticas.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa