O Chef Estrela Michelin Rodrigo Castelo, em conjunto com os Investigadores João Gago e Igor Dias, vão dar uma “aula aberta” no âmbito do doutoramento em sustentabilidade agroalimentar e ambiental na próxima sexta-feira, dia 10 de outubro, no auditório António Mendes Marques, da Escola Superior Agrária de Santarém.
Com o Chef Rodrigo Castelo iremos procurar perceber como é que a “sustentabilidade” se tornou numa vantagem competitiva, quais os critérios na escolha de fornecedores locais, como integrou o conceito de economia circular e de valorização do território. Pretende-se ainda saber que estratégias utilizou para valorizar as espécies invasoras, como o peixe-gato e o lagostim-vermelho em pratos de alta gastronomia e como transformar um “problema ambiental” num recurso gastronómico com identidade.
O programa de doutoramento em sustentabilidade agroalimentar e ambiental, que resulta de um consórcio de quatro instituições de ensino, de Coimbra, Viseu, Castelo Branco e Santarém, visa formar massa crítica e profissionais de elevado nível com competências para apoiar o desenvolvimento de áreas rurais em regiões vulneráveis face às alterações climáticas e socioeconómicas. Para enfrentar os problemas de degradação e perda de capacidade produtiva e rendimentos, são necessárias novas soluções, e é necessária a formação de uma massa crítica de indivíduos de alto desempenho para analisar o status quo e desenvolver uma visão de desenvolvimento sustentável específica para cada região rural e conceber estratégias e implementar ações que possam reverter a tendência de degradação.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa