A multinacional Linde Material Handling lançou, oficialmente em Portugal, os mais recentes modelos de empilhadores elétricos contrapesados: Linde E14–E20 e Xi10–Xi20, agora disponíveis para venda ou aluguer no mercado nacional. A revelação nacional destes equipamentos de última geração ocorreu durante o roadshow europeu “The Next Champ”, que se realizou no dia 18 de junho, em Alcochete, e assinalou uma nova etapa na modernização da logística industrial.
Portugal foi uma das paragens estratégicas deste circuito europeu, que tem vindo a percorrer várias capitais logísticas com o objetivo de demonstrar ao vivo as soluções que estão a redefinir os paradigmas da movimentação de cargas, com foco em sustentabilidade, segurança, ergonomia e inovação tecnológica.
O evento decorreu nas instalações da Linde MH Portugal, em Alcochete, e ofereceu uma experiência imersiva, concebida para decisores de logística, operadores, engenheiros e gestores de frota. Ao longo do dia, os visitantes tiveram acesso a um formato hands-on, com test-drives em diferentes ambientes operacionais que simularam os desafios reais dos armazéns modernos.
Além da interação com os novos modelos, a iniciativa incluiu sessões técnicas abertas ao público, conduzidas por especialistas da marca, onde foram explorados temas como a automação, a aplicação de inteligência artificial à gestão logística, a eficiência energética e casos práticos de sucesso com clientes Linde. “O setor da logística não é invisível. Está em tudo: na entrega dos nossos alimentos, nas encomendas online, na cadeia de abastecimento dos hospitais. Com este evento, pretendemos mostrar como a tecnologia limpa e inteligente está já a transformar a indústria nacional e a preparar o futuro das operações em Portugal”, afirma Ângelo Correia, Country Manager da Kion Group em Portugal.
A inclusão de Portugal no roadshow europeu “The Next Champ” sublinha a importância crescente do setor logístico no país e o compromisso da Linde MH em apoiar a sua evolução tecnológica. Até porque a procura por soluções elétricas e sustentáveis tem vindo a crescer, à medida que as empresas enfrentam metas de descarbonização, digitalização e automação dos processos logísticos. “Os desafios da intralogística moderna exigem mais do que bons equipamentos. Exigem soluções integradas, dados em tempo real, segurança máxima e responsabilidade ambiental. A Linde está a liderar esta transição e hoje reforçamos esse compromisso com o mercado português”, conclui Ângelo Correia.
Empilhadores elétricos preparados para uma nova era: produtividade, eficiência e zero emissões locais
Os modelos E14–E20 e Xi10–Xi20 representam o culminar de anos de investigação e desenvolvimento por parte da Linde MH. A anterior edição do modelo 386 vendeu mais de 200.000 unidades e foi a líder na Europa. Os empilhadores estão equipados com motores de alto rendimento, baterias de iões de lítio de última geração e opções de célula de combustível de hidrogénio, os novos empilhadores foram desenhados para enfrentar os requisitos operacionais de uma intralogística cada vez mais exigente e orientada para a descarbonização e redução de custos operacionais.
A Linde MH destaca ganhos de produtividade até 20% e uma significativa redução dos tempos de inatividade, graças à eficiência energética, rapidez no carregamento e ergonomia pensada para o operador. Estas características permitem que os equipamentos se integrem imediatamente em cadeias logísticas complexas, oferecendo respostas ágeis, inteligentes e sustentáveis às necessidades das empresas portuguesas.
Outro fator de diferenciação da nova linha é o foco na segurança operacional. Os empilhadores incorporam sensores anticolisão, sistemas de telemetria em tempo real, assistência ativa à condução e até funcionalidades de controlo remoto, contribuindo para uma redução significativa de acidentes e incidentes nas operações diárias.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa