Tetra Pak Tubex Portugal - Produção de Palhinhas para Bebidas, Lda.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Mercadona investe 290 milhões em centro logístico em Almeirim, o maior de sempre em Portugal

30/06/2025

A Mercadona inaugurou em Almeirim o seu maior centro logístico em Portugal, num investimento de 290 milhões de euros. O novo bloco logístico, com 120.000 m² de área construída, já abastece as 63 lojas da cadeia no país e criou 630 empregos estáveis e qualificados.

A empresa recebeu nas suas instalações o Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal...
A empresa recebeu nas suas instalações o Ministro da Economia e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida; o Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado; o Secretário de Estado da Agricultura, João Moura; o Embaixador de Espanha em Portugal, Juan Fernández Trigo; e o Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Miguel Ribeiro.

A partir deste bloco logístico, em cuja construção participaram mais de 700 empresas nacionais, são abastecidas as 63 lojas de que a Mercadona dispõe atualmente em Portugal.

Com o arranque da operação daquele que é o maior bloco logístico da empresa, e que complementa o da Póvoa de Varzim (Porto), aberto desde 2019, a Mercadona reforça a aposta em Portugal, permitindo também dar continuidade ao seu projeto de expansão. Atualmente, a logística da Mercadona, no país, é assegurada por uma equipa de 1.000 pessoas.

A Mercadona iniciou a construção do bloco de Almeirim em 2022, num terreno de 440.000 m2, com uma área total construída de cerca de 120.000 m2, composta por um armazém de frio de 49.000 m2, um de secos de 50.000 m2, um edifício de serviços gerais e escritórios e uma oficina de lojas.

Este bloco logístico permitiu criar 630 novos postos de trabalho estáveis. O processo de formação das novas incorporações representou um investimento de 7,2 milhões de euros, reforçando a aposta da empresa nas pessoas que compõem a sua equipa, um dos ativos fundamentais e, sem dúvida, a causa do sucesso do seu projeto empresarial. Além disso, permitiu promover 50 colaboradores para cargos de maior responsabilidade, confirmando que o Projeto Mercadona é um projeto comprometido com o talento dos trabalhadores e no qual as pessoas têm oportunidades constantes de continuar a crescer pessoal e profissionalmente.

A empresa continua a perseguir a otimização do consumo de energia, o que envolve a implementação de políticas para o uso responsável dos recursos energéticos. Além disso, tem vindo a introduzir, desde há vários anos, energias renováveis, como é o caso da instalação de painéis solares nas coberturas das suas lojas e blocos logísticos. Em Almeirim, a Mercadona instalou 8.700 painéis solares e, com essa mudança, garantirá 25% da necessidade energética do bloco logístico com energia verde, 4,5 GWh por ano.

O uso responsável dos recursos hídricos é um compromisso que a empresa tem presente, dando especial atenção aos processos que requerem o uso intensivo da água. Por isso, no Bloco Logístico de Almeirim, foram implementadas várias medidas de gestão da água. Entre as medidas mais relevantes, este bloco conta com um sistema de reutilização da água que permite uma economia de 90 mil litros por dia, e instalou um sistema de captação e armazenamento de águas pluviais para enviar à Ribera do Falhão (linha de água que atravessa a parcela do bloco), permitindo a preservação desta e do seu ecossistema. Além disso, dispõe de um sistema de monitorização que mede o consumo de água em tempo real, uma vez que esta informação permite ajustar processos e utilizar melhor os recursos. Todas estas medidas contribuem para uma maior eficiência na utilização da água e reforçam o compromisso da Mercadona com a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das suas operações.

Em visita à infraestrutura, o Ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou que: “São bem-vindos investimentos como este, que permitem modernizar a economia nacional, criando valor acrescentado para a região, neste caso em Almeirim”. Durante a sua intervenção, o Ministro felicitou a Mercadona pela iniciativa de construir em Portugal o maior centro logístico da empresa na Península Ibérica. “Portugal é um país bom para investir e recebe bem os seus investidores. Investimento, crescimento económico, competitividade, produtividade, e lucro são as nossas palavras-âncora. Os lucros de hoje são os capitais próprios do próximo investimento. É com investimento e inovação que podemos melhorar os salários". 

 

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    30/06/2025

  • Newsletter iAlimentar

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial