O Congresso Mundial do Azeite (CMAO) continua o seu caminho durante este ano, 'En Ruta hacia el CMAO 2026', participando no âmbito da Expoliva 2025, que se realizou de 14 a 16 de maio em Jaén. Num contexto de máxima especialização e elevada participação de especialistas nacionais e internacionais, o CCOO aproveitou esta plataforma de alto nível para dar a conhecer os últimos avanços do projeto, promover o diálogo entre os principais atores do setor e, sobretudo, destacar o papel fundamental dos patrocinadores e colaboradores no desenvolvimento deste ambicioso congresso mundial.
Migueláñez sublinhou que o Congresso Mundial do Azeite é um projeto participativo e aberto, ao qual já se juntaram numerosas entidades públicas e privadas, entre outras organizações relevantes. Nas suas palavras: “o CMOA é um projeto que é construído por todos, desde a base, com uma visão integradora, onde o patrocínio não se limita a uma questão económica, mas representa um compromisso com o futuro do sector, com a inovação, a sustentabilidade e a projeção internacional do azeite”.
Uma das espinhas dorsais do COJO é precisamente a sua estrutura colaborativa, que permite que tanto empresas como associações e instituições façam parte ativa dos seus órgãos de decisão e planeamento. As empresas e entidades colaboradoras não só obtêm visibilidade num dos fóruns mais influentes do setor, como também têm a oportunidade de integrar os comités de trabalho, onde se define a agenda, se desenham as ações promocionais e se articulam as chaves para o desenvolvimento técnico e empresarial do congresso.
Esta iniciativa conta já com o apoio e a participação de instituições e empresas de referência, entre as quais o Conselho Oleícola Internacional (COI), o CIHEAM Saragoça, a Fundação Dieta Mediterrânica, a Junta de Castilla-La Mancha através da sua marca Campo y Alma, o SOM Gastronomia da Generalitat de Catalunya, o Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação através dos “Alimentos de España”, o Instituto de Investigação e Desenvolvimento Rural, Agrícola e Alimentar de Madrid (IMIDRA), bem como o AgroBank e a GEA.
Com esta nova paragem em Jaén e depois da sua visita aos Estados Unidos, o Congresso Mundial do Azeite continua a consolidar a sua presença e a sua identidade como projeto de referência internacional. E fá-lo com a firme convicção de que a colaboração entre entidades públicas, privadas, académicas e sociais é o verdadeiro motor do crescimento e da visibilidade do setor do azeite no mundo.
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