Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
De acordo com um estudo da Just Eat em Espanha

A embalagem, um elo fundamental da cadeia de valor alimentar

26/05/2025
De acordo com um estudo recente da Just Eat em Espanha, 75% da população afirma estar sempre ocupada, dados que têm um impacto direto no aumento do serviço do carrinho de compras online e no impacto da entrega no quotidiano das pessoas. Além disso, a embalagem está a tornar-se crítica para as empresas de serviços alimentares atingirem os seus objetivos de redução da pegada de carbono e contribuírem para a redução do desperdício alimentar, tal como estabelecido na Lei de Prevenção de Perdas e Desperdícios Alimentares, que entrou em vigor a 3 de abril. Além disso, têm de se adaptar às novas regras da UE em matéria de embalagens e resíduos.
Imagen

A Embalajes Raja aumentou as vendas de soluções alimentares em 12,1% no último ano em Espanha, e os seus clientes neste setor aumentaram 17%. A empresa está a reforçar a sua gama alimentar para responder a estas novas necessidades e, ao mesmo tempo, cumprir o seu objetivo de continuar a crescer a dois dígitos. “Na Embalajes Raja acreditamos que a embalagem é um elo fundamental na cadeia de valor alimentar. Queremos focar a importância da embalagem não só para proteger o produto, mas também como uma ferramenta estratégica para a logística, sustentabilidade e perceção da marca num setor com muita concorrência”, diz Bernard de Paauw, diretor-geral da empresa em Espanha.

Tendências

A embalagem na indústria alimentar é essencial, não só para proteger os produtos, mas também para comunicar qualidade, transmitir confiança e pode tornar-se uma ferramenta de fidelização. Este tipo de embalagem baseia-se em três prioridades: funcionalidade, segurança e apresentação, embora a temperatura também desempenhe um papel fundamental na conservação dos produtos e na manutenção da sua qualidade.

Neste sentido, o catálogo da empresa inclui produtos como o papel de isolamento térmico Recycold, que garante a integridade dos produtos, respeitando a cadeia de frio de 10 a 48 horas com a utilização de acumuladores de frio flexíveis em papel kraft, com uma temperatura de congelação de aproximadamente -18°C.

Embalagens sustentáveis

Clientes e consumidores exigem um consumo ambientalmente responsável. Neste sentido, a gama alimentar da Embalajes Raja aumentou as suas referências EcoResponsáveis para 96% da linha de produtos. Até à data, estas eram feitas a partir de materiais como o plástico ou o alumínio, mas atualmente o foco está nas embalagens biodegradáveis, compostáveis e reutilizáveis, que também respondem a regulamentos recentes como o Regulamento da UE 2025/40 sobre embalagens e resíduos de embalagens.

“O setor da restauração e da alimentação está em processo de mudança para responder às exigências do novo perfil de consumidor, mais ocupado, mas também mais consciente em termos ambientais. Na Embalajes Raja, continuaremos a inovar esta gama de produtos com a melhor qualidade, sem descurar a sustentabilidade, um dos valores emblemáticos da nossa empresa”, conclui o diretor-geral em Espanha.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    01/12/2025

  • Newsletter iAlimentar

    24/11/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial