A Jungheinrich apresentou o seu novo marco estratégico para o próximo período de cinco anos. Tem a designação de Estratégia 2030+ e, através dela, o grupo pretende transformar-se um parceiro global ainda mais forte para os seus clientes, fornecendo soluções de movimentação de cargas de valor excecional. Através da implementação deste plano estratégico, o Grupo propõe-se a alcançar 10.000 milhões de euros e um EBIT ROS de 10 por cento numa base orgânica até 2030.
Tendo por base o seu negócio principal na Europa, as áreas chave de atuação da Jungheinrich incluirão uma maior expansão global, com foco na América do Norte e na Região da Ásia-Pacífico (APAC), um crescimento significativo e inovação no negócio de automatização de armazéns, tal como extensão do portfólio de produtos para veículos industriais de tecnologia Mid-Tech. Ademais, a Jungheinrich continuará o seu processo de transformação com iniciativas centradas na produtividade e sustentabilidade.
A empresa revelou que prevê que os principais impulsionadores do mercado se mantenham favoráveis, mesmo em contextos de volatilidade geopolítica. É esperado que a procura por soluções de movimentação de cargas continue a aumentar, particularmente na área de automatização de armazéns, cuja estimativa é de um crescimento médio de 8 por cento nos próximos cinco anos. A Jungheinrich confia que as suas iniciativas estratégicas permitirão superar a performance do mercado.
Segundo Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich AG, “toda a nossa equipa na Jungheinrich está focada em capacitar os nossos clientes, para que possam manter os compromissos assumidos. Tendo como base esta proposta de valor, já foi ampliada a nossa sólida posição nos últimos anos. Agora, com a Estratégia 2030+, pretendemos gerar um crescimento significativo à escala global. Num contexto de mercado competitivo, queremos e devemos crescer mais rapidamente, tal como ser mais rentáveis. Com o crescimento geral expectável do mercado e a execução diligente das nossas iniciativas estratégicas, estamos confiantes de que seremos capazes de atingir os nossos objetivos”.
Volker Hues, diretor financeiro da Jungheinrich AG acrescenta que “para a Jungheinrich, a Estratégia 2030+ representa um avanço importante para garantir um futuro de sucesso. Alcançámos um perfil financeiro sólido e uma flexibilidade que nos permite apoiar as nossas iniciativas de crescimento. Neste contexto, as aquisições irão desempenhar um papel fulcral na nossa estratégia a médio prazo, especialmente para impulsionar a nossa expansão global e os nossos negócios de automatização”.
Nos últimos anos, a Jungheinrich construiu um forte histórico de crescimento, aumentando significativamente as receitas e quase duplicando o EBIT desde 2020. A empresa cumpriu a sua estratégia plurianual anterior (Estratégia 2025+) e alcançou uma série de marcos importantes, incluindo as aquisições de Storage Solutions en EE. UU., bem como dos especialistas em software e robótica arculus e Magazino. Também foi benéfico o forte aumento da procura de empilhadores compactos POWERLiNE e o impulso na inovação com novos e importantes projetos emblemáticos em automatização.
Decisões que colocam a Jungheinrich numa excelente posição para capitalizar as oportunidades do atrativo mercado global de soluções de movimentação de cargas. Ao mesmo tempo, a empresa reconhece os desafios do ambiente cada vez mais competitivo. A Jungheinrich pretende, assim, acelerar o crescimento e melhorar ainda mais a sua rentabilidade com quatro campos de ação estratégicos para o plano 2030+.
América do Norte e Ásia-Pacífico
A Jungheinrich irá concentrar-se em expandir ainda mais a sua presença na América do Norte e na APAC. Na América do Norte, planeia aumentar a penetração no mercado de empilhadores industriais e expandir o negócio de automatização e equipamentos de armazém, apoiando-se, por exemplo, na forte plataforma de Storage Solutions. Na APAC, pretende crescer ainda mais nos mercados existentes e entrar em novos mercados selecionados. Além disso, a Jungheinrich planeia uma expansão dos canais de vendas através de revendedores e plataformas online, bem como o estabelecimento de um centro regional e centros de serviços empresariais para a APAC. As atividades de M&A terão como objetivo obter receitas adicionais superiores a 1 bilião de euros fora da Europa, para além do crescimento orgânico pretendido.
Automação: construir armazéns preparados para o futuro
A empresa aponta que os clientes procuram cada vez mais soluções de movimentação de cargas que integrem perfeitamente veículos industriais, robôs móveis e sistemas de armazenamento e recuperação automatizados (ASRS) - de forma eficiente e fácil de utilizar. E afirma que se destaca pela sua posição única de fornecer todos os produtos e serviços para soluções integradas a partir de uma única fonte e sob uma única marca. A empresa já entregou soluções complexas de última geração que sublinham o potencial significativo que a Jungheinrich pretende alavancar ainda mais até 2030.
Exemplos recentes que demonstram o potencial da automatização são a implementação para a MAN do robô móvel SOTO e o uso combinado do empilhador de corredor muito estreito EKXa e do robô móvel arculee S pela Prodrive Technology.
A abordagem à automatização assenta em três pilares: fornecer um portfólio premium para armazenamento e transporte de materiais; software totalmente integrado para conectar todo o fluxo de materiais em armazém; e um serviço premium de suporte para garantir operações 24 horas por dia, 7 dias por semana, de aplicações críticas para os clientes. Os esforços de aquisições nesta área irão focar-se em inovações tecnológicas, soluções de software e robôs móveis compatíveis com esta visão integral.
Extensão do portfólio com oferta global de empilhadores Mid-Tech
O empilhador certo para cada cliente. Esta é o objetivo da Jungheinrich que acabou de anunciar um importante passo estratégico neste sentido ao introduzir uma nova marca Mid-Tech sob o nome “AntOn by Jungheinrich”. Uma parceria estratégica com a EP Equipment, que permitirá à empresa complementar o seu atual portfólio de veículos High-Tech com uma oferta atrativa no segmento Mid-Tech.
Para além desta expansão de portefólio, a unidade de empreendimento corporativo, recentemente anunciada pela Jungheinrich, a Uplift Ventures, foi criada para fomentar empresas inovadoras e investir em startups atrativas, além do negócio principal atual da empresa. A Jungheinrich lançou também uma parceria estratégica com a Merantix para promover aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) na indústria. Como parte disso, a Jungheinrich está a investir 5 milhões de euros no fundo de IA da Merantix Capital.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa