Com várias empresas produtoras em localizações distintas, o negócio da Beyra D’Ouro Fresh, empresa produtora de maçãs em Moimenta da Beira, tem uma gestão complexa e exigente. Encontrar uma ferramenta que lhe permitisse unificar processos, centralizar a rede de informações oriunda de diversos sistemas isolados e, ao mesmo tempo, automatizar todo o circuito operacional, aumentar a eficiência e rentabilidade, foi o desafio posto pela empresa à Pontual – IT Business Solutions.
Esta estrutura organizacional complexa, com vários fornecedores dispersos e colaboradores a operar em geografias distintas, exigia um sistema de gestão que fosse simultaneamente centralizado e flexível, adaptado a diferentes realidades e com forte capacidade de integração. “O Sage X3 pareceu-nos o ERP que melhor se ajustava às nossas necessidades, com potencial de desenvolvimento e adaptação para toda a operação”, realça João Pereira, CEO da Beyra D’Ouro Fresh.
A Pontual, consultora tecnológica especializada em software de gestão, foi o parceiro escolhido para conduzir o projeto. Como explica Nuno Paiva, diretor de operações da Pontual, “o Sage X3 é uma plataforma multisite, multissociedade, disponível em qualquer dispositivo e em mobilidade, e que detém uma elevada capacidade de integração e flexibilidade”, requisitos essenciais para a Beyra D’Ouro Fresh.
O projeto focou-se ainda na padronização dos processos operacionais e administrativos, com a criação de uma base única de dados, e na automatização de tarefas críticas. Um dos marcos da implementação foi a introdução do módulo EDI (Electronic Data Interchange), que permite a automatização da receção de encomendas, expedições e faturação, minimizando o erro humano e acelerando todo o circuito comercial.
João Pereira, CEO da Beyra D’Ouro Fresh
Com a implementação da Pontual, a Beyra D’Ouro Fresh passou a deter uma solução adequada a um mercado exigente e adaptada à realidade da empresa. Os ganhos de eficiência e poupança de tempo foram notórios. A título de exemplo, a empresa deixou de estar dependente da inserção manual dos dados no Sage X3 para aceder às informações de gestão das várias organizações do grupo. Através da integração automática, passou a ser possível acompanhar o desempenho do negócio em tempo real, de forma simples e rápida, com base em dados fidedignos.
O Sage X3 permitiu também criar processos de trabalho mais ágeis e lucrativos, facilitando a gestão de encomendas, stocks e faturação. No total, verificou-se um aumento em mais de 70% a eficiência da empresa, que teve também, por consequência, um impacto significativo no volume de faturação.
Com a implementação do Sage X3, a Beyra D’Ouro Fresh conseguiu centralizar a gestão das várias empresas do grupo, otimizar os custos de operação e padronizar processos. Por sua vez, a recolha e análise de dados tornaram-se mais ágeis e transversais, permitindo decisões de gestão mais informadas e maior controlo sobre a cadeia produtiva.
Este caso é um exemplo paradigmático de como a tecnologia, quando bem aplicada e suportada por parceiros experientes, pode transformar estruturas tradicionais em organizações ágeis, preparadas para os desafios de setores tão exigentes como o agroalimentar.
Nuno Paiva, diretor executivo da Pontual
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa