Alimentação personalizada de acordo com as preferências
O desejo de uma alimentação individualizada está a aumentar. Isto significa que os consumidores escolhem seletivamente alimentos e bebidas que se adequam às suas preferências individuais e hábitos alimentares. Aspetos como uma dieta equilibrada, a ingestão de nutrientes com base nas necessidades e o consumo de alimentos funcionais estão a tornar-se cada vez mais importantes.
De acordo com o Innova Trends Survey 2025, mais de um terço dos consumidores utiliza alimentos e bebidas fortificados para a ingestão de nutrientes específicos. Esses produtos apresentam um crescimento particularmente grande, com um CAGR de 8% (2022-2024). Os EUA, a Índia e o Reino Unido estão a impulsionar este desenvolvimento, enquanto a Alemanha apresenta o crescimento mais forte na Europa.
Sustentabilidade: a consciência ambiental caracteriza o mercado
Dentro desta categoria, as proteínas de origem vegetal estão a ganhar importância. Por exemplo, o mercado da proteína de feijão registou um crescimento anual de 11% (2022-2024). A Alemanha, o Reino Unido e a Finlândia são os líderes neste domínio, enquanto a Suíça regista o maior crescimento na Europa, com +108%.
Ao mesmo tempo, a procura de alternativas de matérias-primas sensíveis ao clima, como o cacau, o café ou o sumo de laranja, está a aumentar. As empresas estão a recorrer cada vez mais a produtos de substituição sustentáveis, como a alfarroba como alternativa ao cacau, o café de tremoço em vez do café convencional ou os sumos de fruta fermentados como substituto do sumo de laranja.
Estas soluções inovadoras contribuem para reduzir os encargos para o ambiente e fazem jus às crescentes exigências dos consumidores em matéria de sustentabilidade. A Comissão salienta que um em cada dois consumidores em todo o mundo evitaria ou reduziria o consumo de um produto se soubesse que este não é produzido de forma sustentável.
O flexitarianismo está a aumentar
A tendência para fontes alternativas de proteína está a desenvolver-se rapidamente. Enquanto as proteínas de origem vegetal aumentaram 5% entre 2020 e 2024, a procura de proteínas de cultura cresceu 15% no mesmo período. Por categoria, os substitutos de carne (43% das novas introduções), refeições prontas (13%) e sobremesas e gelados (11%) são os mais procurados. Além disso, um inquérito revela que dois em cada cinco consumidores a nível mundial estão interessados em experimentar produtos de carne híbridos que combinem fontes de proteína convencionais e alternativas.
Na Anuga, as empresas expositoras apresentarão novos produtos feitos a partir de proteínas vegetais, proteínas de insetos, proteínas de algas, proteínas de cogumelos e carne cultivada em células.
Conveniência e snacking: desfrutar sem ter de prescindir de nada
A “snackificação” continua a ser uma megatendência. Cerca de metade dos consumidores consome pelo menos um snack por dia, e os valores mais procurados são o prazer e a conveniência. Os fabricantes estão a optar por porções mais pequenas e inovações de sabor para satisfazer estas necessidades de prazer e conveniência.
Marcas próprias: fortes e em crescimento
As marcas próprias estão a ganhar destaque, especialmente na Europa e na América do Norte. Enquanto em 2023, menos de um terço dos consumidores optava por marcas próprias, na Europa elas agora dominam com 62% das novas introduções, especialmente nas categorias de produtos de panificação (13%), carne, peixe e ovos (12%) e refeições prontas (12%).
Premium e gourmet: alta qualidade, sustentável, exclusivo
Os produtos premium convencem não só pela sua exclusividade, mas também pela sua sustentabilidade e qualidade. Neste segmento, a maior percentagem de lançamentos está entre as bebidas quentes (11%), molhos e especiarias (10%) e snacks (9%), especialmente entre produtos eticamente corretos e saudáveis.
A saúde começa no intestino
Mais de metade dos consumidores estão interessados em alimentos e bebidas ricos em fibras. Entre 2022 e 2024, o mercado de fibras com benefícios digestivos aumentou 3% ao ano, sendo os EUA, o Reino Unido e a China os principais mercados. Os suplementos alimentares (47% das novas introduções) e os produtos para bebés e crianças pequenas (26%) estão particularmente bem estabelecidos no mercado.
Halal: um mercado em crescimento com grande poder de inovação
A procura de produtos halal está a aumentar em todo o mundo. Nos últimos cinco anos, este segmento registou uma taxa de crescimento anual de 8%. O segmento halal é particularmente dinâmico nos produtos de panificação (15%), molhos e especiarias (13%) e snacks (11%).
Clean label: a transparência como critério de compra
Os consumidores estão a rejeitar os aditivos artificiais. Por conseguinte, as categorias de molhos e especiarias (13%), produtos de padaria (10%) e snacks (9%) registam percentagens particularmente elevadas de rotulagem limpa.
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