Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Porcos, vinho e azeite: os maiores beneficiários da edição genética

24/04/2025
Os setores da suinicultura, do vinho e do azeite são os que mais beneficiariam com a utilização de técnicas de edição genética como a “Crispr”, segundo José Miguel Mulet, professor de Biotecnologia da Universidade Politécnica de Valência e vice-diretor do Instituto de Biologia Molecular, durante a sua comparência perante a Comissão de Agricultura, Pecuária e Alimentação do Senado.
Imagen
Com o objetivo de explicar as novas técnicas de melhoramento genético atualmente em debate na Europa e o impacto que teriam na agricultura e na pecuária espanholas, Mulet destacou as vantagens da utilização da tecnologia 'Crispr', lamentando “a posição restritiva” da União Europeia (UE) neste domínio.

“O ser humano tem vindo a modificar plantas e animais desde o Neolítico”, afirmou, razão pela qual é agora ‘necessário dispor de um quadro legal para utilizar este tipo de ferramenta com transparência’.

Segundo ele, o 'Crispr' é um sistema utilizado por bactérias para se defenderem de vírus, desta forma, “incorporam informação genética do vírus e têm um sistema, o chamado ‘Crispr’ que lhes permite identificar uma sequência muito específica e cortá-la”. Segundo o especialista, este tipo de edição “permite fazer modificações localizadas muito rapidamente e as novas variedades são produzidas de forma cirúrgica e precisa e não de forma aleatória”.

A utilização desta ferramenta de edição genética pode beneficiar, sobretudo, os setores dos suínos, do vinho e do azeite. No caso do primeiro, pode modificar a percentagem de gordura em novas raças de porcos ibéricos, enquanto no vinho estão a ser desenvolvidas estirpes resistentes a fungos e no azeite pode ajudar a combater o vírus Xylella.

Mulet instou a União Europeia a legislar no sentido de criar um “quadro jurídico transparente” sobre a utilização destas ferramentas, porque “há muitos países que já as utilizam, como o Reino Unido, que começou a aplicá-las quando saiu da União”, alertou.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    14/04/2025

  • Newsletter iAlimentar

    07/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial