Pode inscrever-se até 25 de maio
O programa vai selecionar 130 mulheres empreendedoras que queiram desenvolver negócios sustentáveis e inovadores no setor agroalimentar para participar na edição de 2025 do Empowering Women in Agrifood (EWA) apoiado pela União Europeia.
O EIT Food, a principal iniciativa europeia de inovação alimentar, e a BGI Sustainable Ventures, representante do EIT Food em Portugal, anunciaram a abertura das candidaturas para a edição de 2025 do programa Empowering Women in Agrifood (EWA). Este dirige-se a mulheres empreendedoras que pretendem desenvolver negócios sustentáveis e inovadores no setor agroalimentar.
Atualmente na sua sexta edição, o programa EWA será implementado em 13 países da Europa: Albânia, Estónia, Macedónia do Norte, Polónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Espanha, Turquia, Itália, Portugal e Grécia. No total, 130 mulheres – 10 por país – serão selecionadas para participar num programa de incubação de seis meses, que irá decorrer de julho a dezembro de 2025.
As participantes vão ter acesso a formação personalizada, mentoria individual e acesso a redes de especialistas e potenciais investidores. No final, duas participantes por país serão distinguidas com prémios no valor de 10.000€ e 5.000€, respetivamente, para apoiar o desenvolvimento dos seus projetos.
Como afirma Débora Campos, Fundadora e CEO da AgroGrIN Tech, vencedora do Prémio Europeu para Mulheres Inovadoras, na categoria 'Liderança Feminina EIT' e uma das mulheres empreendedoras da primeira edição do EWA, "fazer parte do programa EWA, liderado pela BGI e pelo EIT Food, foi um ponto de viragem na minha jornada como empreendedora no setor agroalimentar. Já acreditava na oportunidade que estava a construir com a AgroGrIN Tech, mas o programa deu-me as ferramentas, a clareza estratégica e uma poderosa rede de apoio para acelerar esta visão".
"Rodeada de mentores e colegas inspiradores, consegui refinar a minha visão e transformar os desafios em oportunidades reais. Esta experiência reforçou o meu compromisso em impulsionar a inovação no sistema alimentar e encorajar mais mulheres a liderarem com propósito na ciência e no empreendedorismo.”
Apesar de representarem mais de metade da população da UE, as mulheres continuam sub-representadas no empreendedorismo, especialmente em áreas rurais e nos sistemas agroalimentares. De acordo com o Eurostat, apenas 28% dos líderes de explorações agrícolas na UE são mulheres, sendo que esta percentagem é ainda mais baixa em muitos países da Europa Central e de Leste.
O programa EWA foi criado para colmatar esta lacuna, capacitando as mulheres com as competências, ferramentas e confiança necessárias para liderarem a transformação do sistema alimentar.
Desde o seu lançamento, em 2020, o EWA já apoiou centenas de mulheres empreendedoras em 17 países, ajudando-as a lançar novos produtos, garantir investimento e fazer crescer os seus negócios. Como salienta Carolina Silva Marques, Regional Project Manager do EIT Food, "desde 2020, o EWA já apoiou mais de 450 mulheres empreendedoras a criar soluções com impacto real tanto nas comunidades locais, como no panorama agroalimentar europeu. Através de formação, mentoria e acesso a uma rede internacional de inovação, o programa impulsiona o talento feminino e a transição para um sistema mais resiliente e sustentável."
As candidaturas para o EWA 2025 estão abertas até 25 de maio. Este é um programa gratuito e destina-se a empreendedoras em fase inicial que já tenham iniciado um negócio ou que tenham uma ideia concreta que desejem desenvolver.
Mais informações e formulário de candidatura estão disponíveis aqui.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa