De acordo com os últimos estudos da Asefapre, o mercado de refeições prontas nos supermercados cresceu 7,2% no último ano. Este aumento reflete-se não só nas grandes cadeias, mas também na proliferação de estabelecimentos especializados em comida para levar, que oferecem opções variadas e de qualidade para satisfazer um público cada vez mais exigente. Atualmente, o consumo médio anual de refeições prontas por pessoa é de 17,17 kg. Mas qual é o futuro deste setor?
Emanuele Soncin, diretora da Unidade de Negócio da Checkpoint Systems em Espanha, afirma: “o setor das refeições prontas para supermercados está à beira de uma revolução completa, impulsionada pela alteração das preferências e necessidades dos consumidores que estão a redefinir a oferta. Para estar na vanguarda nesta área, será essencial que os supermercados se mantenham na vanguarda da inovação alimentar e tecnológica, uma vez que a gestão da embalagem e do material que acompanha as refeições prontas com tecnologia RFID será fundamental para implementar modelos eficientes e económicos que lhes permitam gerar vantagem competitiva num setor que irá evoluir rápida e significativamente”.
Neste contexto, os especialistas em tendências de retalho da Checkpoint Systems destacam 7 grandes tendências que estão a moldar o futuro da indústria da comida de conveniência.
1. Variedade saudável: cozinha caseira e cozinha estrangeira
Os consumidores estão à procura de opções que combinem um sabor poderoso e saúde para manter uma dieta equilibrada. A procura de refeições prontas que incluam ingredientes frescos, com baixo teor de gordura e nutritivos levou os supermercados a expandir as suas ofertas, incorporando receitas tradicionais e exóticas que se adequam a diferentes preferências dietéticas, tais como opções vegan, sem glúten ou de baixas calorias.
Como resultado, os produtos “prontos a aquecer” e “prontos a comer”, que vão desde tapas e pratos mediterrânicos a especialidades de todo o mundo, como sushi e poke bowls, tacos e burritos, entre outras opções, estão a tornar-se cada vez mais comuns. Os consumidores procuram sabores autênticos sem necessidade de cozinhar em casa, o que está a levar os retalhistas a melhorar a qualidade e a autenticidade destes pratos.
2. Sustentabilidade: reduzir os resíduos e tornar-se ecológico
As preocupações ambientais influenciaram significativamente as decisões de compra. Os consumidores valorizam cada vez mais as práticas sustentáveis, o que, de acordo com os especialistas da Checkpoint Systems, está a levar os supermercados a adotarem medidas ecológicas nas suas secções de alimentos preparados. Isto inclui a utilização de embalagens biodegradáveis ou recicláveis, a redução do desperdício alimentar através da promoção de produtos perto da data de validade e da utilização da tecnologia RFreshID para a gestão da frescura, ou a prioridade aos fornecedores locais para reduzir a pegada de carbono do Km0.
3. Embalagens reutilizáveis para refeições prontas
A inovação tecnológica está a revolucionar a gestão das embalagens no setor alimentar. A incorporação da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência) nas embalagens reutilizáveis permite aos supermercados e restaurantes reduzir o desperdício e obter uma visibilidade em tempo real do inventário de tudo o que é necessário para servir refeições prontas: desde tabuleiros a talheres e tupperwares podem ser monitorizados para lhes conferir uma identidade única que permite aos funcionários conhecer tanto a sua proveniência como o volume de utilização de cada unidade.
4. Reestruturação dos espaços dos supermercados
Para se adaptarem às novas exigências, as cadeias de supermercados estão a remodelar as suas lojas. A criação de áreas específicas e práticas para a venda de alimentos preparados, distintas do espaço mais clássico do supermercado, melhora a experiência do cliente, facilitando o acesso rápido a uma variedade de opções. Essas áreas terão cada vez mais equipamentos e mobiliário mais adequados para a preparação e manutenção dos produtos, áreas preparadas para o consumo imediato desses pratos e pessoal treinado para aconselhar os clientes.
5. Proliferação de estabelecimentos especializados em take-away
Para além das secções dedicadas nos supermercados, tem-se verificado um aumento da abertura de estabelecimentos especializados em comida para levar. Estes estabelecimentos oferecem menus diversificados que vão desde experiências gourmet a opções caseiras, satisfazendo a procura crescente de soluções rápidas e saborosas para as refeições do dia a dia. A concorrência neste setor estimulou a inovação e a melhoria contínua da qualidade e da variedade dos produtos oferecidos, mas também dos próprios estabelecimentos, que começaram a incluir soluções RFID para melhorar o inventário e a tecnologia antirroubo para combater uma tendência crescente.
6. Refeições prontas no supermercado acessíveis a partir da aplicação
A digitalização permeou o setor alimentar, e as refeições prontas não são exceção. A maioria dos supermercados e estabelecimentos especializados poderia implementar aplicações e plataformas em linha que permitissem aos clientes fazer pré-encomendas, personalizar os seus pratos e agendar recolhas Click&Collect ou entregas ao domicílio. Esta integração de serviços digitais responde à necessidade de conveniência e eficiência, especialmente em ambientes urbanos de ritmo acelerado, enquanto fornece informações transparentes sobre ingredientes, processos de fabrico e valores nutricionais.
7. Utilização de superalimentos e fortificação nutricional
O futuro das refeições prontas para consumo pode andar de mãos dadas com a inclusão de superalimentos e opções com elevado valor nutricional. Ingredientes como a quinoa, a chia, a couve, a curcuma e o gengibre tornaram-se comuns nas preparações prontas a consumir. Estão também a ser desenvolvidos produtos enriquecidos com proteínas, vitaminas e probióticos para consumidores preocupados com a saúde.
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