Neste contexto, os mais de 8.000 profissionais da indústria alimentar presentes no Food 4 Future World Summit vão poder descobrir e compreender como a robótica e a automação estão a revolucionar a produção sustentável de alimentos. Para tal, especialistas como Luis Manuel Martínez, F&B Market Specialist da Beckhoff, e Javier López-Nogués, Sales & Business Development Manager da ProLeiT, apresentarão os últimos avanços tecnológicos que estão a melhorar a eficiência, a reduzir o desperdício e a promover práticas amigas do ambiente na produção alimentar, desde o cultivo até ao processamento.
Pol Torres, Chefe da Linha de Investigação de IA para Energia e Alimentos da Eurecat, e John Amin, diretor executivo da Intech3D, irão discutir o papel que a IA está a desempenhar no aumento da eficiência no processamento de alimentos. Tecnologias como a aprendizagem automática e a visão por computador permitem otimizar diferentes fases da produção e distribuição de alimentos, desde o controlo de qualidade à gestão da cadeia de abastecimento.
Para além da produção alimentar, o congresso abordará também o impacto das tecnologias 4.0 na distribuição alimentar. Especialistas do setor, como Robert Marsol, consultor de IA e logística da IFR, discutirão as mais recentes estratégias e tecnologias para a automatização de armazéns. A robótica, a inteligência artificial e as soluções IoT melhoram a visibilidade e a eficiência da cadeia de abastecimento com novos métodos de transporte que irão revolucionar o setor.
Entre eles, altos executivos como Javier Dueñas, CEO da Campofrío; Óscar Vicente, CEO da Angulas Aguinaga; Matthijs Kostelijk, diretor de Investimentos CCEP Ventures da Coca-Cola Europacific Partners; Alejandro González, diretor de Inovação e Qualidade da Pascual; Rosa Carabel, CEO da Eroski; Jorge Escudero, diretor-geral da Nueva Pescanova; Isabel Sánchez, diretora-geral da Delaviuda; Borja Fernández, diretor da Área de Organização da Unialco (Grupo Uvesco); Pilar Damborenea, diretora-geral da General Mills; Daniel Palacio, diretor-geral do Tutti Food Group; e Javier Roza, diretor-geral da Mantequerías Arias, entre muitos outros.
Será também realizado o Congresso Pacakging e Logística 4.0, que se centrará nas últimas soluções em matéria de embalagem e logística alimentar: desde materiais de embalagem sustentáveis e inteligentes até à implementação de tecnologias como a robótica, a visão e a inteligência artificial aplicadas à cadeia de abastecimento para uma maior rastreabilidade, redução dos custos operacionais e otimização dos fluxos logísticos nos centros de produção e distribuição.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa