Denios Portugal
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

SARA HACCP: A revolução digital que quer transformar a segurança alimentar

Sónia Ramalho18/04/2025
Simplificar, digitalizar e garantir a segurança dos alimentos é o compromisso da SARA HACCP. Desde 2018, este software tem ajudado empresas do setor alimentar a transformar processos burocráticos em soluções eficientes, promovendo inovação e sustentabilidade.
Imagen
“A SARA (Sistema de Automação e Registo Alimentar) é um software que nasceu para transformar a forma como as empresas do setor alimentar monitorizam e garantem a segurança dos alimentos”, explicou à iAlimentar Ângela Leal, CEO e fundadora deste software surgiu da necessidade de simplificar e digitalizar os registos do sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo), “um processo que, para muitas empresas, era visto como burocrático, moroso e suscetível a erros”.

O software foi desenvolvido para resolver problemas comuns no setor, como a falta de organização documental, o risco de falhas no controlo da segurança dos alimentos e o desperdício de tempo com processos registados em papel. “A SARA HACCP facilita o cumprimento das obrigações legais, promove a transparência e otimiza os processos, permitindo que as empresas se concentrem no que realmente importa - a qualidade e segurança dos produtos”.

Como pode ajudar na indústria alimentar?

Esta é uma ferramenta digital que permite às empresas o preenchimento e a gestão dos registos do sistema HACCP de forma simples, intuitiva e personalizada para cada estabelecimento.

“O software oferece monitorização dos processos com alertas automáticos, que notificam os utilizadores sobre desvios ou falhas nos registos, digitalização total, que elimina o uso de papel e facilita o acesso e a organização dos documentos associados ao processo produtivo, recursos educativos, que ajudam a implementar boas práticas e a capacitar as equipas operacionais na área da segurança dos alimentos, bem como soluções personalizáveis, já que é adaptado às necessidades de cada empresa, seja num restaurante, uma unidade hoteleira ou uma indústria alimentar”.

Com a digitalização, as empresas podem “reduzir custos e tempo em tarefas administrativas, garantir maior conformidade e evitar penalizações, organizar os registos de forma centralizada e transparente, simplificando a preparação para auditorias e capacitar as equipas com recursos educativos sobre boas práticas de segurança alimentar”.

Para 2025, os objetivos passam por “consolidar o seu papel como uma referência no setor alimentar, apostando em três pilares fundamentais: inovação contínua, no sentido de perfeiçoar as funcionalidades do software, expansão do mercado para alcançar mais empresas do sector alimentar e sustentabilidade, para reduzir o impacto ambiental e aumentar a eficiência”.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    28/04/2025

  • Newsletter iAlimentar

    14/04/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial