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Eficiência e sustentabilidade: a estratégia logística da ALDI Portugal para o futuro

07/05/2025

A inauguração do novo Centro de Distribuição de Valongo serviu de mote para uma conversa com André Fradinho, managing director supply chain management da ALDI Portugal, que tem apostado forte na inovação. Exemplo disso é o novo sistema de aprovisionamento, que incorpora modelos de machine learning e que representa uma transformação profunda na cadeia de abastecimento da marca que prevê, para 2025, a abertura de, pelo menos, 10 lojas em Portugal.

Dotado de tecnologias avançadas...
Dotado de tecnologias avançadas, o novo Centro de Distribuição de Valongo foi projetado para apoiar a expansão da insígnia e tem capacidade para abastecer mais de 70 lojas.

Nos últimos anos, a logística tem assumido um papel central na competitividade do setor alimentar e a ALDI Portugal não é exceção. Com um forte compromisso com a inovação e a sustentabilidade, a insígnia alemã tem investido significativamente na otimização da sua cadeia de abastecimento, refletindo-se na abertura do novo Centro de Distribuição de Valongo e na implementação de tecnologias avançadas.

Com uma área total de 16 mil m², dos quais 1.700 m² são de frio positivo, e 21 cais de cargas e descargas, o novo Centro de Distribuição foi projetado para abastecer mais de 70 lojas, reforçando a capacidade logística da empresa, especialmente no norte do país. "Este novo centro representa um marco na sustentabilidade e eficiência operacional da ALDI Portugal, contribuindo significativamente para a otimização de custos, bem como para a redução da nossa pegada ambiental, possibilitando-nos, simultaneamente, garantir a excelência no processo de abastecimento e reforçar o nosso compromisso contínuo com um futuro mais sustentável”, explicou à iAlimentar André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal.

“Esta infraestrutura foi projetada de acordo com as melhoras práticas ambientais, incorporando tecnologia de ponta e certificação BREEAM, que permitem alcançar uma maior eficiência energética e uma gestão mais sustentável de recursos, assegurando, ao mesmo tempo, a qualidade e a frescura que os clientes esperam dos nossos produtos”. Além de otimizar as operações de distribuição, a nova infraestrutura permite uma redução de mais de dois milhões de quilómetros percorridos anualmente pela frota da ALDI, traduzindo-se numa poupança superior a duas toneladas de CO2.

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Inteligência artificial e automação ao serviço da eficiência

A modernização da cadeia de abastecimento da ALDI Portugal passa também pela implementação de soluções de inteligência artificial e automação. Entre os projetos de maior destaque está a otimização de rotas de transporte baseada em IA, que reduziu as distâncias percorridas e a frota necessária para a distribuição, aumentando a rapidez e a eficiência logística.

“O nosso primeiro grande projeto foi integrado na gestão de transportes, onde implementámos um sistema de otimização de rotas baseado em IA e análise multivariável. Este permitiu-nos reduzir não só as distâncias percorridas, mas a frota alocada à distribuição, melhorando a rapidez e a qualidade da resposta logística às nossas lojas”.

Recentemente, a empresa implementou um novo sistema de aprovisionamento, que incorpora modelos de machine learning baseados em redes neurais, constituído por algoritmos capazes de analisar grandes volumes de dados face ao sistema que existia anteriormente, o que possibilita uma previsão de consumo muito mais precisa. “Com este novo sistema, conseguimos agora identificar correlações complexas na procura dos nossos artigos, que sejam motivadas pelo planeamento promocional, por variações sazonais do próprio SKU ou mesmo por fatores externos (por exemplo, condições atmosféricas)”, explica André Fradinho.

André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal

André Fradinho, Managing Director Supply Chain Management da ALDI Portugal.

Impacto da logística na estratégia de expansão

A eficiência logística está no centro da estratégia de crescimento da marca. Com a previsão de abertura de mais de 10 novas lojas até 2025, especialmente na região Norte, o novo Centro de Distribuição de Valongo será um pilar fundamental para assegurar a rapidez e eficácia no abastecimento, mantendo a frescura dos produtos e a competitividade dos preços.

Apesar do crescimento contínuo, a insígnia não prevê, para já, a abertura de novos centros de distribuição em Portugal além dos já existentes em Valongo e na Moita. "O nosso plano de expansão está projetado para chegar às 200 lojas num futuro próximo, mantendo o ritmo de crescimento constante que tem marcado a nossa atuação nos últimos anos”.

Com uma estratégia assente na eficiência e na inovação, a ALDI Portugal continua a redefinir a logística alimentar no país. A aposta em tecnologias avançadas, a redução do impacto ambiental e a otimização da cadeia de abastecimento são pilares fundamentais para um crescimento sustentável.

“A implementação destes projetos representa uma transformação profunda na gestão da nossa cadeia de abastecimento, garantindo uma maior disponibilidade de produtos, a redução de desperdícios e a possibilidade de operarmos com uma eficiência sem precedentes na história da nossa organização”.

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