Para os responsáveis da BrainR, este prémio "é um marco para a marca e para todo o setor, validando a nossa missão de revolucionar a gestão de matadouros e unidades de processamento com tecnologia de ponta. Estamos imensamente orgulhosos desta conquista, que destaca a relevância da digitalização para aumentar a eficiência, reduzir desperdícios e garantir rastreabilidade total na cadeia de produção alimentar".
Criada dentro do Grupo Lusiaves, a BrainR surgiu para suprir a necessidade de digitalização de operações fabris, tradicionalmente marcadas por ineficiências e processos obsoletos. "A nossa solução de software especializado integra todas as etapas da produção – desde a receção de mercadorias até à expedição – proporcionando rastreabilidade completa e eficiência operacional aprimorada".
Atualmente, a tecnologia da BrainR já gere mais de 730 milhões de euros em produção alimentar e está em plena expansão internacional. "Em 2025, levaremos a nossa solução inovadora para os mercados espanhol, alemão, holandês e escandinavo, ampliando ainda mais o nosso impacto".
A digitalização das fábricas é um desafio essencial para a indústria da carne, onde as margens são apertadas e a rastreabilidade é obrigatória. "A BrainR responde a essa necessidade com uma solução MES/MOM escalável e acessível, que integra todas as operações sem necessidade de grandes investimentos em infraestrutura".
O prémio na Lisbon Food Affair junta-se a outras distinções recentes, como o título de melhor solução para digitalização de fábrica na Food 4 Future, que decorreu em 2024 em Bilbau, e a seleção para o TOP 100 startups da Europa.
"Estamos na linha da frente da revolução digital na produção alimentar e este prémio reforça o nosso compromisso com a inovação. Obrigado a todos os que fazem parte desta jornada e, acima de tudo, parabéns a toda a equipa da BrainR por mais esta conquista extraordinária".
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa