Nesse dia, entre as 20h30 e as 21h30, as lojas Auchan desligaram desligar parte da iluminação e equipamentos. Um gesto que a Auchan diz ser simbólico, mas que “reflete uma estratégia de sustentabilidade muito mais abrangente e focada em resultados concretos”. Adicionalmente a marca afirma ser a única empresa de distribuição em Portugal com certificação tripla em Responsabilidade Social, Sistema de Gestão Ambiental e Sistemas de Gestão de Energia.
Em 2024, a empresa alcançou uma taxa de valorização de 92% dos seus resíduos, desviando-os de aterros sanitários. Este resultado é fruto de um sistema que inclui a reciclagem de materiais como plástico, metal, cartão e vidro, a valorização orgânica de biorresíduos e a incineração com valorização energética do resíduo lixo indiferenciado. Além disso, a Auchan incentiva os clientes a participarem ativamente na redução de resíduos através da iniciativa “Embalagens Reutilizáveis”, que permite a utilização de sacos próprios para frutas, verduras e pães, e embalagens para produtos dos balcões de frescos.
A par disso a Auchan está também a investir na eficiência energética para reduzir a sua pegada de carbono. Em 2024, a empresa reduziu o seu consumo de energia em 5,2% em comparação com 2022, através da implementação de tecnologias e práticas inovadoras. A aposta na produção de energia limpa é outro pilar da estratégia de sustentabilidade da marca. A Auchan instalou painéis fotovoltaicos em nove lojas e no edifício sede, gerando eletricidade renovável para autoconsumo. Em 2024, os painéis fotovoltaicos produziram, em média, 25% da eletricidade total consumida em cada uma dessas instalações, demonstrando o impacto significativo desta iniciativa na redução da dependência de fontes de energia fósseis.
“A Hora do Planeta é um momento importante para relembrar a importância da ação climática, mas o nosso compromisso com a sustentabilidade é contínuo e mensurável. Os nossos resultados na gestão de resíduos e eficiência energética demonstram que é possível conciliar o crescimento económico com a proteção do ambiente”, afirma Rita Cruz, Diretora de Sustentabilidade e Bem-Estar, “Vamos continuar a investir em soluções inovadoras e a trabalhar em parceria com os nossos clientes e fornecedores para construir um futuro mais sustentável”.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa