Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
O biossensor biodegradável e amigo do ambiente apresenta-se sob a forma de uma película transparente que é incorporada nas embalagens de alimentos frescos.

Desenvolvido biossensor que pode indicar se os alimentos frescos são próprios para consumo

20/03/2025
O Grupo de Análise de Polímeros e Nanomateriais (NANOBIOPOL) da Universidade de Alicante (UA) desenvolveu uma tecnologia que melhora as embalagens de alimentos utilizando resíduos da indústria agroalimentar. Trata-se de um biossensor colorimétrico, ou seja, um biossensor que muda de cor, baseado em resíduos de laranja sanguínea, originária da região de Valência e que produz uma tonelada de resíduos por ano, e em resíduos de beterraba.
Parte da equipa do grupo de investigação NANOBIOPOL da UA com o sensor
Parte da equipa do grupo de investigação NANOBIOPOL da UA com o sensor.
Este novo material inteligente e biodegradável é uma película transparente que tem a capacidade de atuar como um sensor e fornecer ao consumidor informações adicionais sobre o estado dos alimentos embalados. “Quando um produto rico em proteínas começa a decompor-se, a sua estrutura química altera-se e formam-se compostos azotados voláteis na atmosfera da embalagem, resultando numa mudança de cor do material concebido”, explicam os investigadores da UA Mª Carmen Garrigós e Alfonso Jiménez.

Neste caso, acrescentam os responsáveis por este avanço, as cores vermelhas ou cor-de-rosa iniciais indicam que o alimento fresco está em perfeitas condições, mas se o sensor mudar para cores amarelas ou esverdeadas, é porque o produto está em processo de deterioração.

Com a simples incorporação de uma pequena peça deste sensor na embalagem que contém os alimentos, tanto os distribuidores como os estabelecimentos que trabalham com produtos frescos embalados ou vendidos a peso podem oferecer aos consumidores uma garantia de segurança alimentar que complementa as datas de validade e contribui também para reduzir o desperdício alimentar.

Testes com camarões onde se podem ver as alterações de cor do biossensor
Testes com camarões onde se podem ver as alterações de cor do biossensor.

Caraterísticas das laranjas sanguíneas e das beterrabas

Os investigadores da UA selecionaram a laranja sanguínea, caracterizada por uma cor vermelha intensa, e a beterraba pelas suas caraterísticas químicas potenciais. Concretamente, obtiveram extratos ativos ricos em polifenóis, antocianinas ou betalaínas, utilizando técnicas de extração rápidas, sustentáveis e eficazes, baseadas em micro-ondas, a partir da casca e da polpa da laranja e do caule e da pele da beterraba.

No caso das laranjas sanguíneas, estas são ricas em antocianinas, substâncias antioxidantes sensíveis às alterações de pH que permitem monitorizar a degradação de alimentos ricos em proteínas, como o frango, o peixe ou o marisco. Foram também utilizadas as betalaínas, presentes na beterraba, substâncias igualmente com elevado poder antioxidante e que respondem a alterações de pH e de temperatura. “Neste último caso, se a cadeia de frio for quebrada durante o transporte dos alimentos, o sensor detetará se houve uma mudança brusca de temperatura que possa alterar a qualidade e a segurança do produto fresco”, afirmam os investigadores da UA.

Processo de extração de ingredientes ativos da laranja sanguínea
Processo de extração de ingredientes ativos da laranja sanguínea.
A descoberta deste sensor inteligente faz parte do projeto “Novos materiais multicamadas para sistemas inteligentes de embalagem de alimentos com biossensores sensíveis ao pH (MULTISENS)”, coordenado pelas universidades de Alicante e Politécnica de Valência, e financiado no âmbito do concurso 2020 para “Projetos de I&D&I” da Agência Estatal de Investigação e do Ministério da Ciência e Inovação.
Testes laboratoriais: alterações de cor dos extratos ativos em função do pH...
Testes laboratoriais: alterações de cor dos extratos ativos em função do pH. Valores de pH mais elevados (básicos, como os produzidos na decomposição dos alimentos) produzem uma alteração significativa da cor.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/03/2025

  • Newsletter iAlimentar

    17/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial