A igus aproveitou a feira BrauBeviale 2024 para dar a conhecer os sistemas de acionamento drylin isentos de lubrificação concebidos de acordo com as normas EHEDG.
A pressão sobre os produtores de bebidas para cumprirem parâmetros higiénicos está a aumentar: as exigências dos consumidores pela segurança dos produtos está a crescer e as normas globais das autoridades, como a FDA, estão a tornar-se mais rigorosas.
Consequentemente, as exigências em termos dos componentes para as máquinas e sistemas também estão a aumentar. Para permitir que os fabricantes de máquinas e operadores alcancem uma produção higiénica, de baixa manutenção e à prova de avarias, a igus apresentou os sistemas de acionamento drylin isentos de lubrificação com um design higiénico na feira BrauBeviale 2024, em Nuremberga, incluindo um estudo para um eixo linear SHT pronto a instalar. Cumprem não só os requisitos da FDA e da EU, como as normas da EHEDG no que diz respeito à limpeza.
Em tempos de regulamentos mais rigorosos, as empresas da indústria de bebidas têm de garantir que os equipamentos de enchimento, rotulagem, embalamento e inspeção de garrafas e latas podem ser limpos de forma fácil e completa. Isto também se aplica aos componentes das máquinas, como os sistemas lineares, que são utilizados para o ajuste e movimento das cabeças de enchimento, dispensadores de etiquetas e sistemas de câmaras, entre outros.
“A procura por sistemas lineares com design higiénico está a aumentar rapidamente. Os fabricantes de máquinas estão a procurar formas para reduzir ainda mais o risco de contaminação nos seus sistemas, reduzindo ao mesmo tempo o trabalho de limpeza e os custos operacionais”, revelou Michael Hornung, Product Manager para guias lineares drylin e acionamentos na igus.
Para obter este equilíbrio, a marca apresentou várias soluções na feira BrauBeviale de 2024, que estão a ser desenvolvidas de acordo com as normas do Grupo Europeu de Engenharia e Design Higiénico (EHEDG). Exigem que os componentes tenham uma conceção sem folgas ou sejam encapsulados em conformidade. “Desta forma, podemos dar suporte na obtenção de um funcionamento seguro e eficiente das instalações de produção na indústria das bebidas".
Entre os novos produtos que os visitantes da BrauBeviale puderam ver, estava o projeto de estudo de um eixo linear SHT pronto a instalar com design higiénico, que foi otimizado para melhor lavagem. É adequado para estações de enchimento, permitindo movimentos precisos e higiénicos no posicionamento de garrafas e latas.
Os eixos utilizam veios redondos em aço inoxidável para o guiamento e, para o acionamento, utilizam os sistemas de fusos dryspin da igus em aço inoxidável resistentes à corrosão. O sistema é composto por duas metades de alojamento que são vedadas com uma junta plana de silicone em conformidade com a FDA e parafusos higiénicos.
Os vedantes, desenvolvidos especialmente, protegem os veios e impedem a entrada da sujidade e humidade no suporte da extremidade do veio. Além disso, a igus desenvolveu as porcas para os fusos de tal forma que existem aberturas generosas. Isto evita a formação de depósitos e permite uma limpeza eficaz. “Estamos a trabalhar para desenvolver cada vez mais produtos de forma consistente, de acordo com as normas de design higiénico e aderimos agora à EHEDG para facilitar novos tipos de certificações para peças abertas com movimento”, referiu Hornung.
No ano passado, a igus apresentou a primeira carruagem deslizante do mundo para guias lineares com design higiénico, feita 100% em plástico de qualidade alimentar e com aprovação da FDA e da UE 10/2011. Também aqui, o design é completamente aberto e livre de espaços mortos, tornando o sistema totalmente lavável, mesmo com agentes de limpeza agressivos.
A carruagem é adequada para o ajuste de formatos nas fábricas de engarrafamento de bebidas, por exemplo, para manusear tamanhos diferentes de garrafas sem peças intercambiáveis. Graças aos lubrificantes sólidos integrados no plástico de alto desempenho, a carruagem funciona de forma higiénica, com funcionamento a seco, baixa manutenção e isenção de lubrificação externa.
Além disso, foram adicionados os casquilhos personalizados à gama de produtos de design higiénico drylin. Eles são colocados separadamente nas guias e montados nas carruagens lineares com placas em aço inoxidável de vários tamanhos, o que permite grande flexibilidade.
Também inclui os módulos de correia dentada drylin ZLW em aço inoxidável com casquilhos, correias dentadas e rolamentos de esferas de plástico em conformidade com a FDA e a UE 10/2011. Os componentes da igus já deram provas do seu valor numa variedade de aplicações nas indústrias alimentar, de bebidas e de embalagens: desde os sistemas de inspeção da Krones AG, à cozinha robótica da start-up Cook-e e ao forno para pizzas totalmente automatizado da BistroBox.
“Graças ao seu design higiénico e ao facto de serem fáceis de limpar, os nossos sistemas de acionamento cumprem os requisitos rigorosos da indústria alimentar e de bebidas, contribuindo assim para a segurança e eficiência no processo de produção.”
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa