Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Três formas de maximizar a flexibilidade dos sistemas de automatização de ultracongelação

James Sharples, VP Global Business Acceleration de Swisslog06/03/2025
Os 3PLs de armazenamento a frio estão a responder à crescente procura de armazenamento de alimentos congelados, expandindo as suas redes e aumentando a utilização de sistemas automatizados de armazenamento e recuperação (ASRS) para aumentar a capacidade e a densidade das instalações. À medida que planeiam a automatização, os 3PL têm de se preparar para uma vasta gama de requisitos de produtos e clientes para servir a base de clientes mais ampla possível. Isto significa dar prioridade à flexibilidade, juntamente com outros critérios críticos, como a fiabilidade, o desempenho e o serviço e apoio, ao selecionar um parceiro e uma solução.
James Sharples, VP Global Business Acceleration de Swisslog
James Sharples, VP Global Business Acceleration de Swisslog.

1. Flexibilidade no ASRS de congelamento profundo

A flexibilidade assume muitas formas na conceção de soluções de automação, mas começa com as capacidades do próprio ASRS. Os projetistas de soluções de automação procuram frequentemente otimizar o desempenho e a capacidade de armazenamento de um sistema com base em requisitos específicos do negócio e do produto. Por exemplo, se uma empresa estiver a tentar maximizar a capacidade e a densidade, poderá ser recomendada uma solução de várias profundidades, enquanto uma empresa que dê prioridade ao desempenho e à flexibilidade de referência poderá beneficiar de uma solução de duas profundidades.

Na nossa experiência de conceção de soluções de armazém de utilização partilhada, a opção por uma armazenagem automatizada de dupla profundidade atinge frequentemente o equilíbrio certo entre o rendimento e a densidade de armazenagem necessários, especialmente quando a gama de SKUs pode ser flexibilizada.

Os 3PLs também devem garantir que o seu sistema é suficientemente flexível para lidar com toda a gama de pesos e dimensões de paletes que podem ser encontrados ao longo da vida da instalação. Um transelevador com uma capacidade de carga de 1.000 kg pode satisfazer as necessidades dos clientes atuais, mas limitará as oportunidades futuras? Para garantir que o sistema de automação não restringe a aquisição de clientes, considere a instalação de transelevadores com capacidade de 1.300 kg e manipuladores de carga que possam lidar com toda a gama de tamanhos de paletes.

Imagen
Além disso, a altura dos locais de armazenamento de paletes deve ser cuidadosamente considerada, ou seja, permitir locais com uma altura mais generosa na fase de projeto pode ter um enorme impacto na flexibilidade operacional futura. Pelo contrário, a conceção de locais com uma altura específica para o estado atual pode parecer mais eficiente em termos de espaço a curto prazo, mas conduzirá a uma inflexibilidade futura. A capacidade do sistema e a eficiência energética podem ser alcançadas aumentando a altura da instalação, utilizando frequentemente uma solução de altura superior a 40 m, se permitido.

Outra consideração que não deve ser descurada é a qualidade das paletes. Os 3PLs têm pouco controlo sobre a qualidade das paletes que recebem, e paletes fracas ou partidas podem criar tempo de inatividade nos sistemas de automação.

O objetivo é evitar que os seus engenheiros tenham de entrar no congelador e trabalhar em altura para resolver problemas de qualidade das paletes. A este respeito, a utilização de intercambiadores de paletes nas entradas permite a substituição de paletes incompatíveis, enquanto as mesas de apoio de paletes surgiram como uma solução prática para apoiar ou substituir componentes de paletes fracos ou partidos que, de outra forma, criariam tempo de inatividade. Certifique-se de que trabalha com o seu fornecedor de automação para desenvolver um plano para lidar com paletes de má qualidade.

2. Escolha de software que permita a flexibilidade operacional em armazéns congeladores de utilização partilhada

O software que controla o sistema de automatização desempenha um papel importante na flexibilidade operacional. Uma das chaves é a capacidade de gerir o inventário para diferentes clientes de acordo com diferentes regras comerciais. O software SynQ da Swisslog não só permite o acompanhamento e a gestão do inventário em tempo real para garantir níveis de stock e localizações exatas, como também pode atribuir regras de propriedade e de gestão a cada palete para permitir que os 3PLs giram sem esforço as necessidades de diferentes clientes dentro da mesma solução.

O SynQ também permite uma maior flexibilidade operacional ao incluir funções WMS (Warehouse Management Software) e ACS (Automation Control Systems) numa única plataforma. Isto permite que os processos manuais e automatizados em todo o armazém sejam geridos num único sistema, o que pode ser especialmente valioso para 3PLs que recolhem paletes de referência mista. Com o SynQ, é possível orquestrar eficazmente as operações ASRS com paletização manual, semi-automatizada ou totalmente automatizada.

Por fim, a arquitetura modular do SynQ proporciona flexibilidade, permitindo que os operadores instalem apenas os módulos de que necessitam atualmente e adicionem mais posteriormente, à medida que as necessidades mudam.

Imagen

3. Gestão dos movimentos de paletes no armazém frigorífico

A peça final do puzzle é a automatização do movimento de paletes dentro do congelador. Os AGVs e os AMRs proporcionam a máxima flexibilidade na movimentação de paletes, mas estes sistemas não são atualmente recomendados para ambientes de congelação devido ao efeito das baixas temperaturas no desempenho e na duração da bateria. Os transportadores automatizados e os sistemas de monocarril são mais adequados para ambientes de congelação e, se concebidos corretamente, podem oferecer flexibilidade.

Os transportadores de paletes automatizados, como o Swisslog ProMove, oferecem flexibilidade em termos de layout e podem ser reconfigurados para acomodar futuras mudanças nas operações do armazém. Os sistemas de monocarril da Swisslog podem lidar com maiores produções do que os transportadores e oferecem a flexibilidade de serem configurados como carris suspensos para libertar espaço no chão ou fixados no chão. Também permitem um encaminhamento mais fácil, a orientação das paletes para o lado comprido ou curto e são menos suscetíveis a paletes de má qualidade. Com uma única via a manusear paletes de entrada e de saída, um monocarril oferece a flexibilidade de reintroduzir facilmente as paletes na automatização se os camiões se atrasarem ou se houver uma alteração de última hora numa encomenda.

Ambos os sistemas podem ser eficazes no ambiente correto, e a escolha entre um ou outro depende normalmente dos requisitos globais de desempenho do sistema.

Conclusão

O ambiente dos congeladores impõe alguns limites à flexibilidade do sistema de automatização, mas a conceção correta da solução, combinada com o software adequado, pode garantir aos 3PL a flexibilidade do sistema. Isto satisfaz uma vasta gama de requisitos do cliente e flexibilidade operacional para otimizar a integração do cliente e a gestão do inventário.

A Swisslog tem décadas de experiência no fornecimento de soluções de automatização para armazéns de alimentos congelados e um portefólio comprovado de tecnologias que oferecem a flexibilidade de que os 3PLs necessitam.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    24/03/2025

  • Newsletter iAlimentar

    17/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial