Na nossa experiência de conceção de soluções de armazém de utilização partilhada, a opção por uma armazenagem automatizada de dupla profundidade atinge frequentemente o equilíbrio certo entre o rendimento e a densidade de armazenagem necessários, especialmente quando a gama de SKUs pode ser flexibilizada.
Os 3PLs também devem garantir que o seu sistema é suficientemente flexível para lidar com toda a gama de pesos e dimensões de paletes que podem ser encontrados ao longo da vida da instalação. Um transelevador com uma capacidade de carga de 1.000 kg pode satisfazer as necessidades dos clientes atuais, mas limitará as oportunidades futuras? Para garantir que o sistema de automação não restringe a aquisição de clientes, considere a instalação de transelevadores com capacidade de 1.300 kg e manipuladores de carga que possam lidar com toda a gama de tamanhos de paletes.
Outra consideração que não deve ser descurada é a qualidade das paletes. Os 3PLs têm pouco controlo sobre a qualidade das paletes que recebem, e paletes fracas ou partidas podem criar tempo de inatividade nos sistemas de automação.
O objetivo é evitar que os seus engenheiros tenham de entrar no congelador e trabalhar em altura para resolver problemas de qualidade das paletes. A este respeito, a utilização de intercambiadores de paletes nas entradas permite a substituição de paletes incompatíveis, enquanto as mesas de apoio de paletes surgiram como uma solução prática para apoiar ou substituir componentes de paletes fracos ou partidos que, de outra forma, criariam tempo de inatividade. Certifique-se de que trabalha com o seu fornecedor de automação para desenvolver um plano para lidar com paletes de má qualidade.
O SynQ também permite uma maior flexibilidade operacional ao incluir funções WMS (Warehouse Management Software) e ACS (Automation Control Systems) numa única plataforma. Isto permite que os processos manuais e automatizados em todo o armazém sejam geridos num único sistema, o que pode ser especialmente valioso para 3PLs que recolhem paletes de referência mista. Com o SynQ, é possível orquestrar eficazmente as operações ASRS com paletização manual, semi-automatizada ou totalmente automatizada.
Por fim, a arquitetura modular do SynQ proporciona flexibilidade, permitindo que os operadores instalem apenas os módulos de que necessitam atualmente e adicionem mais posteriormente, à medida que as necessidades mudam.
Os transportadores de paletes automatizados, como o Swisslog ProMove, oferecem flexibilidade em termos de layout e podem ser reconfigurados para acomodar futuras mudanças nas operações do armazém. Os sistemas de monocarril da Swisslog podem lidar com maiores produções do que os transportadores e oferecem a flexibilidade de serem configurados como carris suspensos para libertar espaço no chão ou fixados no chão. Também permitem um encaminhamento mais fácil, a orientação das paletes para o lado comprido ou curto e são menos suscetíveis a paletes de má qualidade. Com uma única via a manusear paletes de entrada e de saída, um monocarril oferece a flexibilidade de reintroduzir facilmente as paletes na automatização se os camiões se atrasarem ou se houver uma alteração de última hora numa encomenda.
Ambos os sistemas podem ser eficazes no ambiente correto, e a escolha entre um ou outro depende normalmente dos requisitos globais de desempenho do sistema.
A Swisslog tem décadas de experiência no fornecimento de soluções de automatização para armazéns de alimentos congelados e um portefólio comprovado de tecnologias que oferecem a flexibilidade de que os 3PLs necessitam.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa