No último semestre de 2024, a empresa agroalimentar espanhola Vicente Peris implementou melhorias significativas nos seus produtos alimentares pré-preparados de conveniência, aplicando mudanças importantes na rotulagem e embalagem, o que teve um impacto na redução do uso de plásticos e na reciclabilidade dos materiais.
Graças a esta mudança, foi alcançada uma redução de 40,34 quilos de plástico em 2024, o que representa 4% do número total de etiquetas consumidas no ano. A previsão para 2025 é substituir 85% das etiquetas, o que reduzirá cerca de 850 quilos de plástico por ano, e continuar a explorar soluções para eliminar os restantes 15%.
Além disso, a Vicente Peris otimizou a utilização de tubos. As embalagens de 11,7 gramas foram substituídas por versões mais leves de 8,5 gramas e 9,7 gramas, ajustando o seu tamanho para melhorar a eficiência na embalagem secundária e no transporte. Esta medida levou a uma redução de 966 quilos na utilização de plástico desde a sua implementação em julho de 2024, com a expetativa de duplicar o número até 2025.
Outro passo importante foi a substituição de um outro modelo de banheiras de 21,7 gramas por modelos de 18 gramas, resultando numa redução de 1.193 quilos de plástico desde junho de 2024. Tal como no caso anterior, a previsão para 2025 é duplicar esta poupança.
"A nossa abordagem é clara: agir localmente para gerar um impacto global. Com estas melhorias na rotulagem e nas embalagens, reduzimos a utilização de plástico e facilitamos aos consumidores a gestão dos resíduos e a reciclagem. Isto reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade e responde às expectativas do sector da grande distribuição, que valoriza estas iniciativas”, explica Alberto Montaña, diretor geral da Vicente Peris.
Estas mudanças fazem parte da estratégia global da empresa para reduzir a sua pegada ambiental e continuar a inovar em embalagens mais sustentáveis, sem comprometer a qualidade e a frescura que caracterizam os seus produtos. A Vicente Peris reafirma assim, mais uma vez, o seu compromisso com a sustentabilidade e a melhoria contínua dos seus processos de produção, em linha com os novos requisitos europeus em matéria de embalagens e resíduos de embalagens.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa