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Mercadona reconhecida por novo QR Code e embalagem de arroz de vegetais

21/02/2025

O Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà valorizou a implementação de uma nova rotulagem nos produtos com recurso a um QR Code, assim como o novo arroz de vegetais em recipiente de alumínio da empresa por ser o primeiro arroz cozinhado diretamente numa embalagem que também é adequada para micro-ondas.

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A Mercadona acabou de obter dois reconhecimentos por parte do Observatório de Inovação em Grande Consumo do Institut Cerdà (fundação privada independente, com mais de 40 anos de história, que promove a inovação permanente e a dinamização da sociedade), formado por um painel de peritos independentes).

O instituto apresentou esta semana, em Valência, Espanha, as principais inovações do setor em 2024. Entre elas figuravam duas inovações apresentadas pela Mercadona.

No que concerne ao produto, foi premiado o novo arroz de vegetais num recipiente de alumínio, por ser o primeiro arroz cozinhado diretamente numa embalagem que também é adequada para micro-ondas, inovação que desenvolveu em colaboração com o seu fornecedor especialista Platos Tradicionales. Uma inovação que foi desenvolvida em colaboração com o fornecedor especialista Platos Tradicionales, com sede em Valência.

Como explica a Mercadona, o segredo está na embalagem, um recipiente metálico concebido e patenteado pelo fabricante, que se destaca por dois motivos: por um lado, permite elaborar o arroz dentro da própria embalagem, conseguindo umas características organoléticas idênticas às de uma preparação caseira e, por outro, é adequada para micro-ondas, pelo que se pode aquecer e comer na própria embalagem, facilitando o seu consumo fora de casa.

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Já no que concerne a processos, foi reconhecida a nova rotulagem nos produtos com recurso a um QR, Code uma evolução do conhecido código de barras e um grande avanço na eficiência operacional da empresa, sendo a primeira cadeia de distribuição a implementá-lo. Este novo sistema de rotulagem, que foi desenvolvido em colaboração com a AECOC, associação de fabricantes e distribuidores de Espanha, contribui para aumentar a eficiência operacional da empresa e, como indicam os peritos, “trata-se do primeiro passo para a adoção massiva do código QR no Grande Consumo”.

Como explica a Mercadona, este novo código tem uma dupla funcionalidade de oferecer informação ao consumidor, direcionando-o para uma página com sugestões sobre como cozinhar e consumir o produto, e também para a empresa, ao incluir em cada produto informação útil, como datas de validade, lotes, fornecedor e peso exato. Isto permite vincular cada produto ao seu fornecedor, melhorando o controlo da rastreabilidade; garantir Segurança Alimentar, ao certificar-se digitalmente que não passam pela caixa produtos fora de validade; aumentar a eficiência na loja, ao permitir reetiquetar produtos perto da sua data de validade sem que seja necessário voltar a pesá-los, e até afinar os processos de gestão de stock.

Atualmente, a Mercadona implementou este novo QR em produtos da secção do talho, tanto em Portugal como em Espanha, e prevê incluí-lo nas secções de Peixaria e Frutas e Legumes ao longo de 2025.

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