A Checkpoint Systems, empresa líder global em soluções baseadas em RFID/RF, apresentou uma solução inovadora de etiquetagem a RFID in-mold (IML) para recipientes reutilizáveis já implementada numa grande cadeia mundial de restaurantes de serviço rápido em mais de 1200 dos seus restaurantes. Espera-se que o desenvolvimento transforme a indústria de alimentação e hotelaria, reduzindo a dependência dos plásticos descartáveis e promovendo um modelo de economia circular.
As etiquetas RFID IML da Checkpoint integradas em recipientes e utensílios de mesa reutilizáveis não são apenas resistentes à água, calor e detergentes, como permitem a gestão eficiente de inventário e o rastreamento em tempo real de cada artigo. A tecnologia RFID permite que as empresas efetuem o rastreamento automatizado e detalhado de recipientes, desde a leitura de unidades individuais até ao armazenamento e distribuição em paletes, maximizando a eficiência e reduzindo o desperdício.
Para garantir a qualidade e o desempenho, a Checkpoint Systems utiliza os inlays RFID projetados e fabricados nas suas próprias fábricas. Neste processo, integraram dois destes inlays: o Pali redondo e o Vortex retangular. No entanto, qualquer um dos seus inlays RAIN RFID é compatível com o processo de moldagem, oferecendo aos fabricantes a flexibilidade para selecionar o inlay que melhor se adapta ao seu negócio e ao tamanho ou forma do seu recipiente.
As etiquetas RFID IML vão além da simples etiquetagem, oferecendo às empresas de restaurantes e catering a oportunidade de recolha de dados em tempo real, incluindo ciclo de uso, taxa de rotatividade e utilização de cada recipiente. Isto permite a otimização das operações, a tomada de decisões informadas e a redução do desperdício, resultando em poupanças significativas de custos e uma melhor experiência do cliente.
Os principais benefícios desta inovação incluem o uso de recipientes reutilizáveis, alcançando até 99% de precisão na gestão de inventário e reduzindo os volumes de pedidos. Além disso, com visibilidade total do produto em tempo real, as empresas podem localizar e recuperar unidades descartadas acidentalmente, minimizando perdas e otimizando recursos.
A Checkpoint Systems posiciona-se como um parceiro chave para empresas de serviços de alimentação que pretendem cumprir os regulamentos ambientais, como os recentemente implementados pela União Europeia, e reduzir os custos associados aos plásticos não recicláveis.
As etiquetas RFID IML são uma ferramenta avançada, que impulsiona a sustentabilidade e apoia a mudança para práticas mais responsáveis no setor de alimentação e hotelaria.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa