Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Opinião

Cozinha 4.0: Como a digitalização está a temperar o futuro da indústria alimentar

Pedro d’Albuquerque e Castro, Co-fundador Bitte10/02/2025
Imagen
Tal como muitas outras, a indústria alimentar enfrenta desafios que exigem inovação e que permitem o destaque dos players que os ultrapassarem. Entre a alta rotatividade de colaboradores, a necessidade de eficiência operacional e as expectativas crescentes dos consumidores, a digitalização surge como uma opção cada vez mais obrigatória num setor que tem ainda um longo caminho a percorrer. Vamos olhar para alguns benefícios que a tecnologia pode trazer ao setor.

Benefícios operacionais e impacto na rotação de colaboradores

Mais de 50% dos restaurantes afirma não ter falta de mão de obra, segundo a AHRESP. Ora uma das principais vantagens da digitalização é a padronização de processos, permitindo que as operações se tornem menos dependentes de colaboradores específicos. Ferramentas digitais, como sistemas de gestão de pedidos, cozinhas conectadas ou processos automatizados reduzem a margem de erro e asseguram consistência. Este fator é especialmente relevante num setor onde a rotatividade de funcionários é elevada, causando frequentemente disrupções.

Com a implementação de soluções tecnológicas, a integração de novos colaboradores continua a exigir formação, mas esta pode ser mais eficiente. Estes sistemas garantem que tarefas como gestão de inventário ou reservas sejam facilmente aprendidas. Com eles, o funcionamento da sua casa deixa de estar concentrado em indivíduos e passa a estar documentado e acessível a toda a equipa – mesmo aos colaboradores que acabaram de entrar.

Melhoria da experiência do cliente

A digitalização não o beneficia apenas a si que tem um restaurante, os clientes também são diretamente impactados. Menus digitais permitem uma escolha mais informada e, frequentemente, incluem funcionalidades que personalizam a experiência e permitem uma escolha mais informada – e um cliente mais leal e satisfeito. Por exemplo, na cadeia Pret-a-manger, os clientes que fazem parte do Club Pret têm um ticket médio 30% superior.

Dados recolhidos ao longo do tempo possibilitam a personalização do serviço, desde promoções direcionadas até à adaptação do menu para corresponder a tendências de consumo. Este nível de detalhe, impossível de atingir sem tecnologia, cria uma vantagem competitiva, e quem não a utilizar vai ficar para trás.

Gestão baseada em dados: eficiência e rentabilidade

A capacidade de tomar decisões informadas é uma das mudanças mais impactantes que a digitalização traz a qualquer negócio. A análise de métricas, como vendas, rentabilidade de pratos, tempos de preparação ou satisfação dos clientes traz resultados mais positivos e mete de lado perceções potencialmente erradas.

No setor alimentar, as tendências podem aparecer e desaparecer rapidamente. Um estudo recente demonstrou que 60% dos produtos que entram no retalho deixam de ser vendidos em três anos, o que demonstra a importância de conhecer os dados e distinguir os produtos que ainda são desejados pelos clientes. Soluções digitais facilitam ainda o controlo de custos, ao monitorizar stock em tempo real e prever necessidades futuras, a calcular (e evitar) desperdícios, e a tomar decisões mais informadas – e lucrativas.

Desafios e oportunidades

Apesar dos seus benefícios, a digitalização enfrenta algumas barreiras iniciais, como os a resistência de equipas habituadas a métodos tradicionais ou dos próprios donos, sempre ‘a correr’ e que se sentem sem tempo para evoluir. Contudo, estas barreiras são superadas pelos benefícios de longo prazo, que incluem clientes mais satisfeitos, lucros mais elevados, mais tempo e menos desespero e momentos de lodo.

Conclusão

A digitalização dos processos não é apenas uma tendência, mas uma necessidade estratégica. Ao reduzir a dependência de colaboradores específicos, melhorar a experiência do cliente e otimizar operações, as ferramentas digitais trazem imensas oportunidades. Num setor com tanto espaço para evolução, adotar a tecnologia é um excelente modo de estar um passo à frente e temperar um futuro com muito sucesso.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    10/03/2025

  • Newsletter iAlimentar

    03/03/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial