Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Volume de negócios nos produtores e grossistas de café, chá e especiarias com subida de 7%

09/01/2025

Segundo a Iberinform, de acordo com os dados obtidos através do Insight View, após um aumento de cerca de 15% no volume de negócios do exercício anterior, o indicador continua a mostrar uma evolução positiva. O volume de negócios agregado no setor rondou os  1.400 milhões de euros, uma evolução positiva de mais de 55 milhões de euros.

Imagen

As empresas que produzem e distribuem café, chá e especiarias tiveram um aumento de 7% na faturação face ao ano anterior. A análise detalhada do Insight View revela que estas empresas estão predominantemente concentradas nos grandes centros urbanos, com Lisboa (24%), Porto (23%), Braga (7%), Bragança (6%) e Setúbal (6%) a liderar.

O panorama empresarial revela uma significativa diversidade de idade entre as empresas do setor. 38% das empresas foram constituídas nos últimos cinco anos, evidenciando uma presença dinâmica e recente. Além disso, 23% estão no intervalo de seis a dez anos, 10% entre 11 e 15 anos, 13% têm uma trajetória de 16 a 25 anos, enquanto 16% consolidaram a sua posição há mais de 25 anos. 

Este setor, na sua quase totalidade, é constituído por micro (82%) e pequenas empresas (14%), contabilizando um total de 96% das empresas do setor. As restantes estão divididas entre 3% para médias empresas e apenas 1% em grandes empresas. 

Em relação ao risco enfrentado por estas empresas, de acordo com a Iberinform, 20% encontram-se numa posição de baixo risco, estando a maioria num nível médio de risco, com uma percentagem de 52%. Apenas 2% enfrenta um risco máximo, verificando-se 26% das mesmas em risco elevado.

Ao abordar a gestão financeira, "foi constatada uma diminuição nos prazos médios de pagamentos a fornecedores de 82 para 67 dias, face ao ano anterior. Similarmente, os prazos médios de recebimentos de clientes mantiveram-se nos 71 dias", foi revelado em comunicado.

Estes indicadores sugerem que "tanto os produtores de café e chá, quanto os grossistas de café, chá, cacau e especiarias conseguem financiar as suas operações com eficiência, recebendo pagamentos antes de honrar os seus compromissos com fornecedores. Como resultado, há uma redução na exposição ao risco tanto para os fornecedores, quanto para as próprias empresas perante os seus clientes".

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    03/02/2025

  • Newsletter iAlimentar

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial