BRAINR, S.A.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Recipientes de vácuo feitos de plástico marinho reciclado: uma solução para a sustentabilidade

07/01/2025
Um novo material baseado em polipropileno (PP) reciclado avançado a partir de plásticos abandonados perto da costa (conhecidos como plásticos ligados ao oceano ou OBP) foi utilizado na conceção de recipientes reutilizáveis de armazenamento de alimentos em vácuo.
Imagen
Este material aprovado para uso alimentar é constituído por 50% de plástico reciclado e faz parte dos desenvolvimentos de sustentabilidade destinados a reduzir a poluição marinha e a promover a economia circular. Para além disso, os recipientes são totalmente recicláveis no final da sua vida útil, reforçando o seu compromisso com um modelo mais amigo do ambiente.

O polipropileno utilizado, denominado Sabic PP 576P, combina uma elevada resistência, estabilidade dimensional e um acabamento brilhante, cumprindo as rigorosas especificações para embalagens alimentares. O plástico reciclado é obtido através de um processo avançado que transforma resíduos abandonados de zonas próximas da costa em matéria-prima reutilizável, certificada segundo normas internacionais de sustentabilidade (ISCC PLUS). Esta inovação não só reduz os resíduos de plástico nos oceanos, como também reduz significativamente a utilização de plásticos virgens e as emissões de CO2 associadas aos produtos descartáveis.

Imagen
O design dos recipientes destaca-se não só pela sua funcionalidade e sustentabilidade, mas também pela sua intenção de sensibilizar a opinião pública. Cada cor do produto é inspirada em espécies em vias de extinção, como o cinzento das baleias ou o laranja dos orangotangos, enviando uma mensagem sobre a preservação do ambiente. De acordo com as estimativas, a utilização destes recipientes poderia substituir mais de 300 sacos de plástico não recicláveis por pessoa e por ano, o que se traduz numa redução de 30 kg de CO₂ por indivíduo. A tecnologia já está disponível na Europa, Suíça e Reino Unido, com planos de expansão para a Ásia em 2025.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    13/01/2025

  • Newsletter iAlimentar

    18/12/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial