Nos últimos meses, a Listeria monocytogenes tem sido associada a surtos de doenças de origem alimentar e a recolhas em grande escala de produtos de carne e aves prontos a consumir, o que levou a agência a rever atentamente os seus processos. À medida que a revisão da agência continua, o FSIS anuncia uma série de melhorias e iniciativas que podem ser implementadas rapidamente. A agência partilhará mais informações sobre ações adicionais que possam ser necessárias após uma análise mais aprofundada e o envolvimento das partes interessadas.
“Como uma agência reguladora baseada na ciência, o Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do USDA está constantemente à procura de formas de fazer evoluir os nossos processos para proteger o público, manter a confiança no abastecimento alimentar da América e prevenir doenças de origem alimentar”, disse o Dr. Emilio Esteban, Subsecretário do USDA para a Segurança Alimentar. “Estes passos são melhorias de senso comum para o nosso trabalho que irão fortalecer a nossa rede de segurança alimentar à medida que continuamos a melhorar o trabalho da agência para alinhar com a melhor ciência e práticas disponíveis.”
As alterações que o FSIS anuncia dividem-se em três categorias: melhorar a sua abordagem científica para mitigar os agentes patogénicos de origem alimentar, com enfoque na Listeria monocytogenes; melhorar a formação e as ferramentas do seu pessoal de inspeção; e desenvolver a sua supervisão das instalações regulamentadas, com enfoque na análise de dados e nos acordos de inspeção estatais.
O FSIS iniciará as seguintes alterações nos próximos 30 dias:
Estas medidas destinam-se a reforçar a inspeção e a supervisão do FSIS, aumentando a sua capacidade de identificar e responder proactivamente aos tipos de problemas sistémicos que podem levar a surtos. A Listeria monocytogenes é um agente patogénico particularmente preocupante porque pode ser especialmente prejudicial para pessoas com sistemas imunitários comprometidos, como os idosos e as mulheres grávidas, e pode contaminar alimentos que não são cozinhados antes do consumo.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa