Sob o lema 'Multiplique o seu valor', a Multivac vai apresentar soluções de embalagem para o setor hortofrutícola na Fruit Logistica 2025 (pavilhão 2.1, stand A 10). A presença da empresa na feira centrar-se-á em soluções inovadoras e sustentáveis que otimizam a reciclabilidade das embalagens e minimizam a utilização de plásticos, conduzindo a embalagens totalmente isentas de plástico.
Uma solução de linha totalmente automática para embalar grandes lotes de produtos estará em exposição no stand da Multivac, e esta linha incluirá a máquina de embalar bandejas TX 710. A máquina embala bagas frescas em tabuleiros de celulose amigos do ambiente, que são depois selados com uma película fina, transparente e compostável para proteger a fruta delicada de cair ou sair do tabuleiro. “A máquina está equipada com sensores e tecnologia de controlo inteligente, que permite uma sincronização constante entre a alimentação dos tabuleiros, o processo de selagem e o transporte dos tabuleiros dentro da máquina”, explica Franziska Schreiber, gestora de produto da Mulitac.
“Isto permite que a máquina funcione continuamente ao mais alto nível, assegurando o máximo rendimento e qualidade de embalagem, ao mesmo tempo que reduz o desperdício do processo. Através da ligação opcional aos painéis de controlo com o Multivac Smart Services, também é possível monitorizar e otimizar a eficiência da produção em tempo real”, acrescenta. O módulo de manuseamento compacto H 130 recolhe os tabuleiros cheios após o processo de embalagem e deposita-os nos contentores de forma rápida e precisa.
O sistema Multivac TopCLOSE utiliza a etiquetadora de tapete L 330, que permite a impressão de etiquetas com dados variáveis e o controlo da qualidade de impressão. Os tabuleiros são fechados automaticamente “on the fly”, com uma produção de até 250 contentores por minuto. Isto permite que os produtos alimentares sensíveis sejam processados muito rapidamente e também reduz os custos de pessoal, uma vez que a mesma quantidade de produto é embalada em menos tempo.
Tanto a etiquetadora de tapete L 310 como a L 330 podem ser adaptadas a diferentes formas e tamanhos de tabuleiros de forma rápida e simples, sem necessidade de mudar de ferramentas. Além disso, está disponível uma versão de tempo de inatividade zero para uma rotulagem ininterrupta, bem como várias opções de automação, como desempilhadores ou unidades de entrada e saída de produtos.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa