Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa
Embalagem de produtos hortofrutícolas

Multivac leva as suas soluções de embalagem para produtos frescos à Fruit Logistica

23/12/2024

Sob o lema 'Multiplique o seu valor', a Multivac vai apresentar soluções de embalagem para o setor hortofrutícola na Fruit Logistica 2025 (pavilhão 2.1, stand A 10). A presença da empresa na feira centrar-se-á em soluções inovadoras e sustentáveis que otimizam a reciclabilidade das embalagens e minimizam a utilização de plásticos, conduzindo a embalagens totalmente isentas de plástico.

Imagen

TopSEAL: embalagem atrativa com menos plástico

A Multivac oferece uma vasta gama de soluções para embalar frutas e legumes de todos os tipos de forma atrativa, eficiente e sustentável: desde máquinas individuais para pequenas empresas até linhas totalmente automáticas.

Uma solução de linha totalmente automática para embalar grandes lotes de produtos estará em exposição no stand da Multivac, e esta linha incluirá a máquina de embalar bandejas TX 710. A máquina embala bagas frescas em tabuleiros de celulose amigos do ambiente, que são depois selados com uma película fina, transparente e compostável para proteger a fruta delicada de cair ou sair do tabuleiro. “A máquina está equipada com sensores e tecnologia de controlo inteligente, que permite uma sincronização constante entre a alimentação dos tabuleiros, o processo de selagem e o transporte dos tabuleiros dentro da máquina”, explica Franziska Schreiber, gestora de produto da Mulitac.

“Isto permite que a máquina funcione continuamente ao mais alto nível, assegurando o máximo rendimento e qualidade de embalagem, ao mesmo tempo que reduz o desperdício do processo. Através da ligação opcional aos painéis de controlo com o Multivac Smart Services, também é possível monitorizar e otimizar a eficiência da produção em tempo real”, acrescenta. O módulo de manuseamento compacto H 130 recolhe os tabuleiros cheios após o processo de embalagem e deposita-os nos contentores de forma rápida e precisa.

Embalagem sem máquina de embalar

O sistema Multivac TopCLOSE para bagas permite fechar os tabuleiros de cartão de uma forma muito simples e ecológica, utilizando uma máquina de etiquetagem para aplicar etiquetas autocolantes, sem necessidade de uma máquina de embalagem. A etiqueta de película transparente veda a parte superior do tabuleiro e, ao mesmo tempo, rotula a embalagem. O adesivo é aplicado apenas parcialmente na borda exterior do rótulo, pelo que é seguro entrar em contacto com os alimentos. A etiqueta está também equipada com caraterísticas de fácil utilização, tais como uma aba de abertura e uma função de fecho, que podem ser concebidas para tabuleiros de qualquer formato, sejam eles redondos, quadrados ou retangulares. A proporção de plástico na embalagem é inferior a 10%, sendo também possíveis combinações de materiais totalmente isentas de plástico.

O sistema Multivac TopCLOSE utiliza a etiquetadora de tapete L 330, que permite a impressão de etiquetas com dados variáveis e o controlo da qualidade de impressão. Os tabuleiros são fechados automaticamente “on the fly”, com uma produção de até 250 contentores por minuto. Isto permite que os produtos alimentares sensíveis sejam processados muito rapidamente e também reduz os custos de pessoal, uma vez que a mesma quantidade de produto é embalada em menos tempo.

Sistema Multivac TopCLOSE
Sistema Multivac TopCLOSE.

Embalagem com muito pouco plástico

O sistema Multivac TopWRAP é adequado, por exemplo, para cogumelos e morangos. Neste caso, os tabuleiros de cartão são enchidos e depois hermeticamente fechados em três lados com uma etiqueta de folha transparente. A proporção de plástico na embalagem é inferior a 10%. O rótulo também está disponível numa versão em celulose, pelo que é possível embalar completamente sem plástico. O adesivo é aplicado apenas parcialmente, pelo que não entra em contacto com o produto. A etiquetadora de tapete rolante L 310 é utilizada para esta solução de embalagem. Ela sela automaticamente os recipientes fechados “on the fly” e, com uma produção de até 150 recipientes por minuto, garante que os produtos delicados sejam processados de forma rápida e eficiente.

Tanto a etiquetadora de tapete L 310 como a L 330 podem ser adaptadas a diferentes formas e tamanhos de tabuleiros de forma rápida e simples, sem necessidade de mudar de ferramentas. Além disso, está disponível uma versão de tempo de inatividade zero para uma rotulagem ininterrupta, bem como várias opções de automação, como desempilhadores ou unidades de entrada e saída de produtos.

Sistema Multivac TopCLOSE
Sistema Multivac TopCLOSE.
“Com a nossa solução completa, que inclui etiquetadoras, tabuleiros e rótulos, pretendemos oferecer à indústria de frutas e legumes soluções de embalagem totalmente isentas de plástico, economizadoras de recursos e eficientes em termos energéticos”, explica Ronald Helmel, diretor de Desenvolvimento Comercial da Multivac Marking & Inspection. “Isto significa que as empresas do sector podem agora cumprir os requisitos do Regulamento da UE relativo a embalagens e resíduos de embalagens (PPWR).

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    03/02/2025

  • Newsletter iAlimentar

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial