Talleres Filsa, S.A.U.
Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

INOVOlive: processar a azeitona

16/12/2024
Projeto, aprovado no âmbito do Portugal 2030, e liderado pela Adega Cooperativa De Freixo De Espada à Cinta, pretende trazer a inovação para a cadeia de processamento da azeitona de mesa.
Imagen
Tem o nome de INOVOlive e é liderado pela Adega Cooperativa De Freixo De Espada à Cinta e tem como parceiros a LOKI (empresa de investigação, projeto, desenvolvimento e produção de produtos e sistemas com base em tecnologia LED), o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (MORE CoLAB). O projeto, aprovado no âmbito do Portugal 2030 com um milhão de euros, teve início no mês passado e tem como objetivo “trazer a inovação para a cadeia de processamento da azeitona de mesa”.

Segundo a organização, a Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo vai conhecer os benefícios da luz LED antes e depois das prateleiras do supermercado e chegar à nossa mesa com um teor de sal reduzido.

O projeto visa a criação de um novo modelo tecnológico, sustentável e estratégico para a indústria de processamento de azeitona, respondendo a uma crescente necessidade dos produtores de otimização e rentabilização, obtendo um produto final de qualidade, com respeito pelas características peculiares da conhecida “Negrinha”.

Teófilo Ferreira, responsável de produção da Adega Cooperativa de Freixo, explica que “o projeto INOVOlive é de enorme relevância para a Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta, pois oferece uma oportunidade ímpar, especialmente no que toca à valorização da Azeitona de Conserva da variedade Negrinha de Freixo, uma referência da região”. A responsável adianta ainda que “com a introdução de práticas mais sustentáveis e saudáveis, o projeto abre portas para mercados exigentes e orientados para produtos premium, tanto a nível nacional quanto internacional. A redução de sal, em particular, posiciona a azeitona como uma escolha ideal para consumidores conscientes e mercados cada vez mais regulados”.

Os parceiros do INOVOlive esperam obter, no final deste projeto, Azeitona de Conserva Negrinha de Freixo embalada em salmoura com teor de sal menor do que a disponível comercialmente, e desenvolver tês sistemas de iluminação LED: um com o objetivo de acelerar a fermentação da azeitona de mesa nos reatores de fermentação, reduzindo em pelo menos três meses o tempo de fermentação, e os outros dois visando reduzir em 99% a carga microbiana das azeitonas e da salmoura no final do processo fermentativo.

Reutilização da salmoura para cultivo de salicórnia

“O MORE CoLAB, mais uma vez, tem a oportunidade de trabalhar com entidades empresariais relevantes no setor produtivo primário, bem como no setor de desenvolvimento tecnológico, de forma a contribuir decisivamente para a criação de modelos de negócios mais sustentáveis e com impacto nas regiões onde está inserido”, afirma Alexandre Gonçalves, coordenador do grupo de Produtos e Processos de Base Biológica do MORE CoLAB. “O nosso foco é a transferência de conhecimento e tecnologia e, neste projeto, focaremos a reutilização da salmoura para o cultivo de salicórnia, um modelo que assenta nos pilares da sustentabilidade e da economia circular”, conclui o representante de um dos parceiros do INOVOlive.

REVISTAS

NEWSLETTERS

  • Newsletter iAlimentar

    03/02/2025

  • Newsletter iAlimentar

    27/01/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

ialimentar.pt

iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa

Estatuto Editorial