Puratos aponta para um crescimento de 10% na fusão culinária, misturando sabores e texturas, ou um aumento de 30% no consumo de chocolates saudáveis.
A massa fermentada lidera o setor da panificação com um crescimento global de 40% até 2025
De acordo com os últimos dados do estudo Taste Tomorrow, realizado pela Puratos com o objetivo de conhecer as últimas tendências do setor junto dos utilizadores, o consumo de massa fermentada crescerá 40% em 2025.
De acordo com o Taste Tomorrow, um inquérito realizado pela Puratos para compreender as tendências na panificação, pastelaria e chocolate, a massa fermentada irá crescer devido à sua utilização para além do pão tradicional ou devido a fatores como a saúde intestinal.
O estudo, que reúne dados de mais de 18.000 inquiridos de um total de 44 países, tornando-se o maior relatório mundial sobre os comportamentos, atitudes e decisões dos consumidores globais, conclui que esta tendência para a expansão global da massa fermentada no setor da panificação responde a diferentes fatores, muitos deles para além da produção de pão tradicional.
Assim, em Espanha, a massa lêveda está a ser incorporada em produtos como croissants, bagels e donuts, entre outros. Nos países francófonos, a massa fermentada é apreciada pelo seu carácter artesanal e pelos seus benefícios para a saúde intestinal, enquanto noutras partes do mundo é mais um produto novo associado à cultura alimentar ocidental.
Como explica Anabel Sotodosos, diretora de Marketing da Puratos Espanha, “com mais de uma década de dados, a Taste Tomorrow tornou-se uma fonte de informação de confiança para os setores da padaria, pastelaria e chocolate. Manter-se atualizado com estes dados é crucial para que os profissionais da indústria se mantenham competitivos e inovadores. Na Puratos, dedicamo-nos a ajudar os nossos clientes a aproveitar este conhecimento para impulsionar a inovação contínua e satisfazer a evolução das exigências dos consumidores.
Sabores e texturas em 2025
Outra das conclusões do inquérito aponta para o crescimento da fusão culinária. Assim, a combinação de sabores e texturas registará um aumento de 10% e ganhará terreno na pastelaria e na confeitaria. Com combinações de novas técnicas provenientes de várias culturas, estão a ser criadas sobremesas inovadoras e híbridas para estimular os sentidos dos consumidores.
Barra de Dubai.
Inteligência artificial e combinações criativas
Por outro lado, de acordo com o relatório, a tecnologia de IA está a inspirar cada vez mais os pasteleiros a inventar novas combinações, uma reviravolta chamada “reviravolta picante” que mistura doce e picante com doce e azedo. Estes desenvolvimentos estendem-se às texturas e formatos, com novas criações que combinam o fofo com o estaladiço e sabores do Oriente e do Ocidente. Prevê-se que esta tendência cresça entre os consumidores chineses (+13%), espanhóis (+11%) e germanófonos (+7%) até 2025.
Chocolate nutritivo e saudável
Por último, o equilíbrio nutricional é outra das conclusões do estudo. A tendência do chocolate deverá aumentar 30% no próximo ano, impulsionando a procura de opções saudáveis.
De acordo com a Taste Tomorrow, os consumidores procuram chocolates com benefícios para a saúde, como açafrão-da-terra, nozes, sementes e proteínas, que proporcionam benefícios funcionais como a melhoria do sono e do sistema imunitário. Estes chocolates, reduzidos em açúcar e ricos em nutrientes, são ideais para quem procura uma indulgência saudável e preocupada com a saúde numa alimentação mais saudável.