A Logista, operadora logística europeia, divulgou os seus resultados anuais para o ano fiscal de 2024, encerrado em 30 de setembro, destacando um crescimento significativo e a consolidação de sua posição no mercado.
A empresa reportou um lucro líquido de 308 milhões de euros, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. O EBIT ajustado subiu 5%, alcançando 385 milhões de euros. As vendas económicas totalizaram 1.757 milhões de euros, um crescimento de 4% em comparação ao ano fiscal anterior, enquanto as receitas aumentaram para quase 13 milhões de euros, também representando um crescimento de 4%.
Na Península Ibérica, as vendas atingiram 1.144 milhões de euros, um aumento de 5%, impulsionado pelo crescimento nos segmentos de transporte e distribuição farmacêutica. As receitas na região subiram 8%, alcançando 4.843 milhões de euros.
Em 2024, a Logista realizou aquisições estratégicas, incluindo a SGEL Libros pela Logista Libros e a Belgium Parcels Service (BPS), especialista em distribuição urgente de produtos farmacêuticos na Bélgica e Luxemburgo. A empresa também adquiriu participações minoritárias na Speedlink e Transportes El Mosca, alcançando 100% de participação em ambas.
O CEO da Logista, Iñigo Meirás, assinala que “os resultados de 2024 consolidam o nosso crescimento progressivo, apresentando os melhores resultados desde a nossa estreia na bolsa em 2014”.
Com um crescimento de 12% nas ações em 2024 e um novo máximo histórico de 28 euros por ação, a Logista projeta um crescimento sustentado em 2025.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa