A Fundação Triptolemos organiza uma Webinar sobre a controvérsida dos alimentos ultraprocessados, no próximo dia 21 de novembro, que promete reunir especialistas de diversas áreas e países de dois continentes, para debater os impactos desses produtos na saúde pública e no meio ambiente.
O evento começará com uma apresentação detalhada sobre a definição de alimentos ultraprocessados. Esses alimentos, conhecidos por serem formulados principalmente com ingredientes industriais e conterem pouco ou nenhum alimento inteiro, estão no centro das discussões sobre saúde pública. Estudos prévios indicam que o consumo elevado desses produtos está associado a problemas como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares.
Entre os palestrantes confirmados estão Fernando Mónner, presidente da Associação Valenciana de Consumidores e Utilizadores e membro do Conselho Económico e Social de Espanha, que alertará sobre os riscos para a saúde pública, Laura Salamero, professora de Direito na Universidade de Lleida, que discutirá a necessidade de políticas públicas mais rígidas, e Paulo Sobral, da Universidade de São Paulo, que se focará na educação alimentar como ferramenta de combate.
O impacto ambiental da produção desses alimentos também será tema de debate, considerando os recursos naturais intensivos e possíveis danos para o meio ambiente.
Pode participar pelas 15h30 (hora de Portugal Continental), no dia 21 de novembro, neste link.
Consulte o programa AQUI.
O webinar será em espanhol.
ialimentar.pt
iAlimentar - Informação profissional para a indústria alimentar portuguesa